Agência de Desenvolvimento e Federação Argentina de Municípios firmam intercâmbio de tecnologia, inovação e capacitação

In ABCD On
Fotos: Divulgação/Agência

A Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC e a Federação Argentina de Municípios (FAM) assinaram, nesta segunda-feira (22.08), em São Paulo, protocolo de intenções de cooperação técnica e científica entre o ABCD e distritos argentinos.

O documento tem por objetivo, acima de tudo, estimular ações que possam contribuir no fortalecimento do desenvolvimento econômico.

Além disso, busca estabelecer mecanismos de colaboração, objetivando o desenvolvimento de relações em áreas de interesse comum.

A meta é, portanto, compartilhar experiências e estudos, além de avançar na cooperação e intercâmbio internacional e institucional.

Entre as áreas destacadas no acordo, por exemplo, estão: Experiências e desafios da indústria 4.0; tendências da indústria automotiva; eletromobilidade; mobilidade urbana; capacitação e qualificação profissional; políticas de empregabilidade; intercâmbio de informações e transferência de conhecimento de desenvolvimento sustentável; linhas de financiamento e cidades ambientalmente sustentáveis, infraestrutura, ecoeficiente e socialmente inclusiva.

Para o presidente da Agência, Aroaldo da Silva, o termo permite, em primeiro lugar, novas possibilidades para a região de forma conjunta com os países argentinos.

“Acredito que juntos temos grandes oportunidades para planejar o futuro, pensando novas cadeias de produção, de valor, trocando conhecimento. Vamos trabalhar em conjunto para darmos esse salto tecnológico necessário, pensando em inovação e sustentabilidade, também com a oportunidade do Parque Tecnológico que será instalado em La Matanza, cidade industrial argentina e que possui características semelhantes ao Grande ABC”, disse Aroaldo.

Dia histórico

O presidente da FAM e prefeito de La Matanza, Fernando Espinoza, comentou sobre as oportunidades, classificando a assinatura do termo como um “dia histórico”.

“Acredito que é um dia histórico para a Argentina, Brasil e toda América’, comentou Espinoza.

E disse mais, em conclusão: “Estou seguro de que todos os termos da cooperação, bem como inovação, tecnologia, entre outros termos, vão gerar novas relações de oportunidades”.

Integraram também a comitiva o embaixador da Argentina, Daniel Scioli, o chefe de Gabinete de Ministros de Buenos Aires, Martín Insaurralde, deputado de Buenos Aires, Mariano Cascallares, presidente do Grupo Banco de la Provincia de Buenos Aires, Gustavo Menéndez. prefeito de Tafí Viejo, Javier Noguera, prefeito de Machagai, Juan Manuel García, Secretaria de Desenvolvimento Produtivo de La Matanza, Débora Giorgi e o cônsul-geral da Argentina em São Paulo, Emb. Luis María Kreckler.

Estiveram presentes também na assinatura o vice-presidente da Agência, Evenson Dotto, a vice-prefeita de Diadema, Patty Ferreira, e o presidente da Câmara de Santo André, Pedrinho Botaro.

A agenda foi fruto, da mesma forma, de uma visita do presidente da Agência, Aroaldo da Silva, à cidade de La Matanza, em julho.

Na ocasião, o presidente foi recebido, em conclusão, pelo prefeito do distrito, Fernando Espinoza, para discutir possibilidades de cooperação com a região.

You may also read!

Inteligência Artificial é tema de podcast da Acisa

A linguagem dos Dados e o papel transformador da IA nas corporações será o tema do último episódio de

Read More...

Abiquim está em Busan, na Coreia do Sul, paraa última rodada de discussões do Acordo Global do Plástico

A Abiquim - enquanto entidade acreditada na UNEP (UnitedNations Environment Programm) – está em Busan, Coreia do Sul, entre

Read More...

Prefeitura de São Caetano prorroga prazo de matrícula para o Ensino Médio Municipal 2025

Os alunos contemplados por sorteio público para uma vaga de Ensino Médio na EME Profª Alcina Dantas Feijão e

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu