Cerimônia de aniversário da guarda, realizada nesta sexta-feira, foi marcada, em primeiro lugar, por homenagens das polícias à corporação
A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo completou, acima de tudo, 23 anos nesta sexta-feira (12.08).
Para comemorar as mais de duas décadas de criação da corporação, a Secretaria de Segurança Urbana realizou cerimônia no Teatro Inezita Barroso, no bairro Santa Terezinha.
O evento foi marcado, portanto, por homenagens aos guardas e pela celebração de inédita integração da GCM com as demais forças policiais do Estado.
Representantes da cúpula das Polícias Civil e Militar destacaram a mudança na política de atuação da GCM de São Bernardo nos últimos cinco anos.
Avanços
“Não há como fazer segurança pública sem a participação de todas as forças de segurança e de todos os atores da sociedade. Quando cheguei à região, tive a satisfação de encontrar em São Bernardo uma GCM completamente integrada às nossas policiais. Só assim vamos vencer a criminalidade”, frisou, por exemplo, o comandante da PM no ABCD, tenente-coronel Marcelo Gonçalves Gaspar.
Comandante da GCM de São Bernardo, Carlos César Ferreira também frisou, da mesma forma, o papel da corporação no combate à criminalidade.
Citou, por exemplo, as principais ações da guarda para a preservação do sossego e da integridade da população.
Entre elas, a Operação Noite Tranquila, que visa a coibir festas clandestinas na cidade.
Para o delegado Ronaldo Tossunian, da Delegacia Seccional de São Bernardo, a sintonia da GCM com as polícias tem refletido na redução dos índices criminais na cidade.
“A GCM de São Bernardo é um exemplo para o Brasil”, bradou, acima de tudo.
Mudança
A guinada no resgate do protagonismo da GCM de São Bernardo é fruto da política implementada ainda no primeiro ano da gestão do prefeito Orlando Morando, em 2017.
Para comandar a Segurança Urbana, o chefe do Executivo buscou quadro com longo currículo dedicado à segurança pública: o coronel Carlos Alberto dos Santos, policial militar reformado.
“Trabalhamos de forma diferente do que era no passado, o que levou a GCM de São Bernardo a ser referência para outras cidades. Hoje, nossa corporação troca informações com as outras instituições de segurança, executam operações conjuntas e tomam decisões alinhadas”, explicou, em resumo o secretário.
Ele citou investimentos da administração para devolver aos GCMs a dignidade de condições de trabalho, como a aquisição de novo armamento, a renovação da frota de viaturas, as melhorias na estrutura da corporação, com a criação de inspetorias regionais e o aperfeiçoamento profissional.
Operações
A integração da GCM com as Polícias Civil e Militar tem sido colocado na prática com diversas operações conjuntas,
São as ações da Operação São Bernardo Mais Segura, que conta com centenas de viaturas e agentes das três forças de segurança no policiamento ostensivo.
Além disso, as frequentes operações visando a desmantelar esquemas de furtos de cabos elétricos no município, crime que têm sido registrados com frequência.
Na cerimônia desta sexta-feira, a administração também homenageou o GCM 1ª Classe Luiz Carlos Laurentino, eleito o GCM do ano por acumular diversas atuações em ocorrências de destaque.
Além dos agentes policiais, acompanharam o ato em homenagem à corporação, em conclusão, diversos secretários, vereadores e representantes da sociedade civil.