Semasa usa drone e flagra caminhões jogando esgoto no Córrego Cassaquera

In ABCD On
- Updated
Fotos: Divulgação/Semasa

Abordagem contou com apoio da Polícia Militar e da GCM e empresa infratora foi multada e interditada

A Fiscalização Ambiental do Semasa flagrou caminhões de empresa que presta serviços de limpeza de fossas e desentupimento no bairro Condomínio Maracanã.

Eles realizavam descarte irregular de esgoto in natura diretamente no Córrego Cassaquera.

O flagrante ocorreu, em primeiro lugar, no final da tarde desta sexta-feira (29.07) e a abordagem contou com apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.

A equipe da autarquia recebeu diversos vídeos encaminhados por moradores e comerciantes do entorno do Córrego Cassaquera.

Passou, portanto, a mapear a região para tentar identificar a fonte do problema.

Durante o levantamento de dados, verificou-se que havia um terreno na Avenida Valentim Magalhães, alugado em 2020 pela empresa de desentupimento.

A área faz fundos com o córrego e a empresa tinha realizado obras no imóvel.

Recentemente, por meio de investimentos na ordem de R$ 45 milhões do programa Sanear Santo André, a Prefeitura de Santo André concluiu a canalização de cerca de dois quilômetros do curso d’água.

No trecho das intervenções, também foram realizados trabalhos para coletar e encaminhar para tratamento 100% do esgoto que chegava às águas.

Por isso, ao verificar os vídeos enviados, era possível saber que alguma irregularidade estava ocorrendo.

As imagens comprovavam a turbidez e o volume da água, além do mau cheiro relatado pelos reclamantes.

Flagrante

Por meio de drone, o Semasa iniciou sobrevoo na área e, de imediato, identificou dois caminhões dentro do terreno despejando efluente diretamente nas águas do Cassaquera.

Com o flagrante, as forças de segurança cercaram o local para que a equipe da autarquia pudesse realizar a abordagem.

Durante a vistoria, foi identificado que o terreno possuía duas barreiras de portões até o local onde os veículos ficavam estacionados para tentar esconder a irregularidade.

Foi encontrado um biodigestor enterrado, que não era compatível com o volume de esgoto coletado pelos caminhões e, tampouco apropriado para a atividade fim prestada pela empresa.

Os agentes conseguiram ainda localizar a tubulação clandestina conectada diretamente com o córrego, usada para o despejo ilegal.

Eles realizaram teste com corantes, que atestou que o líquido provinha do estabelecimento comercial.

Punição

Ao confirmar o crime ambiental, os motoristas dos caminhões foram conduzidos à Delegacia de Meio Ambiente (Dicma) e foi lavrado Boletim de Ocorrência.

Além disso, a Fiscalização Ambiental do Semasa emitiu Auto de Infração Ambiental (multa) de 10 mil FMPs (Fator Monetário Padrão – o equivalente a R$ 47.505,00), apreendeu os veículos.

Na manhã deste sábado (30.07), interditou a empresa, por meio da colocação de barreiras de concreto (conhecidas como new jersey).

Para o estabelecimento ser desinterditado, reaberto e que os veículos possam ser devolvidos, o proprietário deverá apresentar documentações.

Elas devem ser municipais e estaduais exigidas por lei.

Além disso, deve efetuar obras no terreno que suprimam a ligação clandestina e assinar Termo de Compromisso para compensação e reparo pelo dano ambiental.

O descarte irregular de esgoto, assim como o de outros resíduos, em área urbana ou de preservação permanente, como no caso do Cassaquera, é crime ambiental.

Está previsto, acima de tudo, pela legislação municipal.

Denúncias podem e devem ser feitas, da mesma forma, por todos os canais de atendimento do Semasa.

A autarquia garante, em conclusão, o sigilo do reclamante e das informações enviadas.

 

 

You may also read!

Smart Sanca é vital para localizar e resgatar com segurança menina de 12 anos perdida no Parque Linear Kennedy

O Smart Sanca - Centro de Inteligência, Segurança e Emergências da Prefeitura de São Caetano foi acionado por um

Read More...

Gincana de Voluntariado Braskem mobiliza mais de 1.500 pessoas e beneficia 22 instituições em cinco Estados

Iniciativa promove, acima de tudo, melhorias estruturais, doações e capacitações em comunidades próximas às operações da companhia Mais de 1.500

Read More...

Uva ‘Manzoni’ será cultivada no Centro de Enologia da Etec Benedito Storani, em Jundiaí

Em ação conjunta com instituto enológico de Conegliano, casta italiana utilizada na produção de vinhos frizantes chegará, portanto, em

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu