Morador pode procurar uma das 20 UBSs da cidade para garantir imunização contra Covid-19
Residentes de Diadema que tenham 30 anos ou mais e apresentem alto grau de imunossupressão já podem tomar a quinta dose contra a Covid-19.
O reforço está liberado para esse público específico, desde que o usuário tenha recebido a quarta dose (D4) há pelo menos quatro meses.
O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) considera como imunossuprimidos pessoas com imunodeficiência primária grave, em quimioterapia para câncer ou transplantados (de órgão sólido ou de células tronco), que fazem uso de drogas imunossupressoras, além de pessoas vivendo com HIV/Aids
Para receber a dose adicional, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de vacinação (no caso das segundas, terceiras, quartas e quintas doses). Pacientes imunossuprimidos devem apresentar laudo, exame ou receita que comprovem a imunossupressão.
Quem pode se vacinar
A vacinação contra a Covid-19 é aplicada para crianças entre 5 e 11 anos de idade e pessoas a partir de 12 anos.
As primeiras e segundas doses (D1 e D2) da vacina contra Covid-19 estão disponíveis para a população geral de todas as idades acima de 5 anos.
As doses adicionais conhecidas como terceiras doses (D3) podem ser aplicadas em pessoas a partir de 12 anos, desde que a segunda dose tenha sido há pelo menos quatro meses – ou 28 dias nos casos de pessoas imunossuprimidas.
Já a quarta dose (D4) está liberada para pessoas com 30 anos ou mais, profissionais de saúde, gestantes e puérperas acima de 12 anos e adultos imunossuprimidos de 18 a 29 anos.
Vacinação
Segundo dados do Vacivida atualizados até 11 de julho, Diadema tem 382.359 residentes vacinados, ou seja, 97% da população elegível para vacinação (cinco anos em diante) recebeu ao menos uma dose da vacina.
Das 382.359 pessoas que receberam a primeira dose, 364.176 estão com esquema completo, e isto corresponde a uma cobertura de 92% da população-alvo.
Diadema também já realizou a aplicação de 239.258 terceiras doses (podem ser aplicadas em pessoas a partir de 12 anos, desde que a segunda dose tenha sido há pelo menos quatro meses – ou 28 dias nos casos de pessoas imunossuprimidas) e 69.756 quartas doses (pessoas com 35 anos ou mais, profissionais de saúde, gestantes e puérperas acima de 12 anos e adultos imunossuprimidos).
Em relação exclusivamente ao público infantil, o município tem 30.621 crianças de cinco a 11 anos vacinadas com ao menos a primeira dose, representando 72% dos residentes desta faixa etária, e destas 22.267 possuem esquema completo de vacinação, o que
representa uma cobertura vacinal com esquema completo de 57% deste grupo de idade.