Reunião entre todas as secretarias da Prefeitura de Diadema realizada na segunda feira (18.07) deu início ao processo de elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023, que mais uma vez está sendo construída coletivamente.
No encontro, os secretários de Finanças e de Planejamento e Gestão deram uma visão geral dos parâmetros do processo de elaboração da lei orçamentária, e os cerca de 50 participantes fizeram perguntas e tiraram dúvidas.
A construção da LOA mantém a mesma lógica da construção participativa que norteou o programa de governo e o Plano Plurianual Participativo 2021-2024.
Agora, as secretarias vão definir o que será preciso fazer para dar conta do planejamento do governo de acordo com a previsão da receita, para o Planejamento fazer o cruzamento e a compilação dos dados fornecidos.
“Nós somos os guardiões do programa de governo e nosso plano de metas se baseia nisso”, disse a secretária Fatinha Queiroz.
Depois de validado pelo prefeito, o texto da LOA 2023 será entregue à Câmara Municipal até o final de setembro na forma de projeto de lei.
Fatinha Queiroz afirmou que no ano passado, o primeiro ano da atual gestão, a Prefeitura deu conta de entregar à cidade 30% do Plano de Orçamento Participativo 2021-2024.
Ela comentou que o trabalho de planejamento conjunto entre as secretaria está garantindo a entrega de todas as ações planejadas para este ano: “O desafio é ter um pacto interno de governo que dê conta de fazer as entregas; planejamento é um pacto do governo”.