A Prefeitura de São Caetano do Sul realiza até 22 de julho, por meio do Cepadi (Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecto contagiosas), ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites.
As atividades fazem parte da campanha Julho Amarelo: mês de luta contra as hepatites virais. Palestras, materiais explicativos, acolhimento e testes rápidos serão realizados próximo à Estação Ferroviária da CPTM, no Centro, e na Rua 24 Horas, no Bairro Fundação.
Desde terça-feira (13.07), ações de prevenção e testes rápidos acontecemo em postos estratégicos da cidade, como na Estação CPTM (dias 13, 15, 18, 21 e 22 de julho, das 9h às 17H), e na Rua 24 Horas (dias 14, 19 e 20 de julho, das 9h às 11h).
Em caso positivo no teste para hepatite, o paciente é encaminhado ao Cepadi, para a realização de um teste mais específico e a confirmação do diagnóstico e tratamento.
Em 20 de julho, às 10h, será realizado no CAPS (Rua dos Castores, 60) uma Roda de Conversa sobre Prevenção às Hepatites Virais com a psicóloga Rita Moretto.
“Gosto muito dessas ações que a Prefeitura realiza na rua. Nunca tinha feito o teste rápido para hepatite. Conversando com a equipe, descobri que pode haver contágio até pelo esmalte”, afirmou Roselena Maria de Souza, após realizar o teste rápido.
Nesta quarta-feira (13), primeiro dia de ação, 46 pessoas realizaram o teste e receberam também o hipoclorito de sódio para utilizar na limpeza de frutas e verduras. Ele também pode ser retirado nas farmácias de todas as Unidades Básicas de Saúde.
Hepatite
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser decorrente de diversas causas, sendo por meio da infecção por vírus, pelo uso de medicamentos, uso de álcool e outras drogas, doenças autoimunes, doenças metabólicas ou doenças genéticas. Alguns dos sintomas mais comuns são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.
O teste rápido identifica a hepatite C e pode ser feito em todas as Unidades Básicas de Saúde.
No Cepadi é possível fazer o exame completo, por meio de sorologia, que detecta e diferencia todos os tipos de hepatites.
Mais informações
CEPADI – Centro de Prevenção e Atendimento às Doenças Infecciosas
Endereço: Avenida Dr. Rodrigues Alves, 93, Bairro Fundação, telefone: 4233-7509
Horário para realização de testes: 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30