Gestores públicos da região debateram sobre como garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e universalização do saneamento
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC reuniu, nesta sexta-feira (15.07), gestores públicos da região para uma oficina sobre gestão dos recursos hídricos alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O evento integrou a pesquisa “O alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável no nível local e a gestão dos recursos hídricos: Os municípios do Grande ABC”.
O estudo é desenvolvido pelo economista Rodrigo Macini, por meio do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e tem apoio institucional do Consórcio ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC.
O objetivo do encontro foi nivelar conhecimentos relacionados ao tema entre os gestores com o objetivo de garantir a disponibilidade e o manejo sustentável da água e saneamento para todos. Além disso, fomentou o debate sobre as principais oportunidades e dificuldades no contexto local e regional para alcançar esse objetivo.
Após a oficina, Mancini ressaltou a articulação para as sete cidades avançarem na gestão dos recursos hídricos. “Analisamos as iniciativas desenvolvidas no Grande ABC no âmbito local e verificamos quais já contribuem para os objetivos da ONU e como outras podem ser alinhadas para isso. As ações conjuntas são fundamentais para um tema tão relevante para os municípios”, afirmou.