BRK realiza limpeza preventiva de 135 quilômetros de redes de esgoto no 1º semestre, em Mauá

In ABCD On
Fachada da Estação de Tratamento de Esgoto em Mauá. Foto: Comunicação/BRK

Volume é 35% superior ao registrado no mesmo período de 2021; concessionária também fez a substituição e modernização das tubulações de três bairros

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, realizou no primeiro semestre de 2022, a limpeza preventiva de 135 quilômetros de redes de esgoto. O volume é 35% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando 100 quilômetros de tubulações foram limpos preventivamente.

A execução desse trabalho reflete diretamente na redução dos casos de entupimentos de redes na cidade e auxilia na identificação e antecipação de possíveis problemas, evitando ocorrências operacionais mais graves. Durante as atividades de limpeza são rotineiramente encontrados materiais como: sobras de construção civil, pedras, resto de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos e descartes de banheiro como papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos, entre outros.

Outro grande problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura. O óleo de fritura, depois de utilizado no preparo dos alimentos, deve ser armazenado em garrafas plásticas e destinado à reciclagem.

Em Mauá, a BRK, em parceria com as Secretarias de Educação e do Verde e Meio Ambiente, e com a empresa Líríum Reciclagem Ambiental, realiza o Programa Olho Vivo “Água e óleo não se misturam”. A iniciativa prevê a destinação adequada do óleo de cozinha usado em pontos de coleta instalados nas escolas municipais e conveniadas, e todo o resíduo arrecadado é encaminhado para empresas que fabricam biodiesel.

A listagem completa de locais de coleta do óleo usado está disponível no site: https://www.brkambiental.com.br/maua/coleta-de-oleo.

Os entupimentos das redes e ligações de esgoto, além de causarem prejuízos como transbordamento em vias públicas e riscos ao meio ambiente, também podem contribuir para a proliferação de doenças. Deste modo, a conscientização coletiva sobre o tema é fundamental.

Substituição e modernização de redes

Somado à limpeza preventiva das redes, a concessionária também realizou no primeiro semestre, obras para substituição e modernização das tubulações de esgoto da cidade. As intervenções ocorreram nos bairros Parque São Vicente, Jardim Paranavaí e Jardim Zaíra.

No período foram substituídos mais de 760 metros de redes e tubulações com o objetivo de ampliar os serviços para cerca de 2557 famílias, que passaram a ter o suporte diário de uma rede de esgoto, responsável por coletar e afastar os efluentes gerados nas suas residências e transportar este material para o efetivo tratamento.

Atualmente, a Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá trata mais de 55 milhões de litros de esgoto por dia e a cidade já conta com um dos melhores índices na prestação de serviços de esgoto da Região Metropolitana de São Paulo, com indicadores de 93% de coleta e 87% de tratamento.

Ao longo do segundo semestre, a BRK prevê a substituição de mais 118 metros de redes, garantindo a regularidade do serviço de esgotamento sanitário.

A empresa incentiva a população a conhecer mais sobre a importância do uso correto das redes de esgoto, e também disponibiliza palestras educativas sobre esse tema e visitas virtuais e presenciais à ETE. Interessados podem solicitar o agendamento à equipe de Sustentabilidade pelo e-mail: sustentabresp@brkambiental.com.br.

You may also read!

Mais de 500 pessoas participam da 4ª Caminhada de Conscientização do Autismo em Ribeirão Pires

Evento reuniu, em primeiro lugar, famílias atípicas, profissionais e apoiadores em caminhada com atividades inclusivas e ações voltadas ao

Read More...

Circuito Sesc de Artes leva alegria, brincadeiras e diversão ao Parque Chácara Silvestre, em São Bernardo

Espaço Nova Petrópolis reuniu atividades artísticas, culturais e de lazer; famílias aproveitaram domingo de sol para fotos de pré-aniversário

Read More...

Gigantes do Digital reuniu mais de 200 empresários do ABCD interessados em impulsionar vendas pela internet

Em evento promovido pelo Sebrae-SP especialistas abordaram estratégias de e-commerce, marketplaces e inteligência artificial O Sebrae-SP realizou no Teatro Cacilda Becker, em São

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu