Moeda Verde na Favelinha do Amor

In ABCD On
- Updated
Fotos: Divulgação/Semasa

De nome peculiar e instalada entre o Jardim Santa Cristina e Jardim Teles de Menezes, a Favelinha do Amor é a 22ª comunidade a abrir as portas para o programa Moeda Verde.

As trocas tiveram início nesta terça-feira (21.06) e contaram, acima de tudo, com a presença do prefeito Paulo Serra.

Com ele estava o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Gilvan Junior.

Criadora do programa, a primeira-dama, Ana Carolina Barreto Serra, também acompanhou os trabalhos.

“O Moeda Verde já levou para a casa das pessoas mais de 140 toneladas de alimentos por toda a cidade. Agora os moradores da Favela do Amor vão ter acesso a este programa. Mais de 670 toneladas de lixo foram retiradas das ruas, deixando as comunidades mais limpas e trazendo mais saúde, qualidade de vida e a cidade mais bonita”, comenta, por exemplo, o prefeito Paulo Serra.

Ponto de troca

Na comunidade residem, acima de tudo, cerca de mil andreenses,

Eles poderão trocar latas de alumínio, garrafas plásticas, vidro, papelão e eletroeletrônicos quebrados por frutas, legumes e hortaliças.

O ponto de troca será, portanto, próximo à Escola Estadual Júlio Pignatari, na Rua da Pátria.

As ações ocorrerão, da mesma forma, quinzenalmente, às terças-feiras, das 15h às 16h.

“Nós temos muito orgulho de participar de um programa tão importante. O Moeda Verde é um programa completo, que além de dar um destino correto aos resíduos, também traz comida na mesa das pessoas. Os materiais coletados ainda proporcionam emprego e renda para mais de 100 pessoas que trabalham nas cooperativas de reciclagem”, explica, da mesma forma, o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

Novidade muito boa

Isabel Daniela dos Santos, que reside há 20 anos na comunidade, comemorou a chegada do Moeda Verde.

“Acho uma novidade muito boa, um benefício para nós. Estamos muito felizes de poder participar. O que eu trocar hoje vou levar para a minha família e para o vizinho”, diz, em suma.

O Programa Moeda Verde é realizado pela Prefeitura de Santo André, por meio do Fundo Social de Solidariedade e do Banco de Alimentos, e pelo Semasa.

Durante a primeira troca desta terça, os participantes entregaram 150 quilos de resíduos recicláveis.

Assim, puderam levar para casa batata doce, cenoura, manga, mexerica e ainda uma hortaliça de brinde, como acelga, repolho e catalônia.

Vai ajudar muito

“O importante da chegada de um projeto como este é que aqui na comunidade temos muitas mães que já pegam reciclável, só que elas vendem por um preço muito baixo. Trocando pelo alimento, vai ajudar muito a complementar as refeições dessas famílias, já que algumas passam por muita necessidade”, complementa, além disso, a líder da Pastoral da Criança do Jardim Santa Cristina e moradora do bairro, Regiane de Oliveira dos Santos, també presente na primeira ação.

Ainda neste ano, a iniciativa também chegará ao núcleo Toledana, no Jardim Santo André, e a expectativa é que até 2024 o programa esteja presente em 30 comunidades carentes.

O Moeda Verde teve início, em primeiro lugar, em 2017 e trabalha ideais de sustentabilidade que estão de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

A ação, que beneficia quase 100 mil pessoas de forma direta e indireta, recebeu, em conclusão, o segundo lugar no Prêmio RAPS de Sustentabilidade 2021.

You may also read!

PPP: Pedalinhos do Paulinho no Pedroso

Retomada do equipamento resgatou, em primeiro lugar, memórias e emoções de frequentadores; local também ganhou o primeiro Parque Naturalizado

Read More...

Morando assina ordem de serviço para reforma do campo do Jardim das Orquídeas

Revitalização do espaço contempla instalação de gramado sintético e das demais estruturas como alambrados, vestiários e instalação de iluminação

Read More...

Pancadaria de Palmeiras e Corinthians leva a cancelamento de finais do futsal entre Santo André e São Caetano

A pancadaria generalizada deste sábado (27.04), na final do Campeonato Metropolitano Sub-18 entre Palmeiras e Corinthians, teve reflexos. A final

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu