Horta suspensa, reaproveitamento de cadernos, confecção de jogos com materiais recicláveis, coleta e reaproveitamento da água da chuva e criação de abelhas estão entre as ações
Criado na Conferência de Estocolmo, em 1972, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, tem o propósito de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação dos recursos naturais e criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais. Cinquenta anos depois, o tema meio ambiente está fortemente presente no currículo da rede estadual de São Paulo. Confira alguns projetos desenvolvidos nas escolas:
Em Ibaté, a Escola Estadual André Donatoni realiza em seu dia a dia a coleta seletiva de lixo e a arrecadação de tampinhas de garrafa e de lacre de latas de alumínio. Estas ações foram intensificadas na primeira semana de junho com uma programação especial do meio ambiente.
De segunda à sexta, além da arrecadação que incluiu coleta de pilhas usadas, foram realizadas oficinas de horta suspensa e paisagismo, além do reaproveitamento de cadernos e papéis para criação de bloquinhos e confecção de jogos, como pião, pebolim, dama e jogo da velha, a partir de materiais recicláveis.
Para promover a reflexão sobre consumo consciente e sustentabilidade, a escola fez uma campanha de doações de roupas entre os próprios estudantes e equipe escolar. Antes de escolher as peças, os estudantes fizeram um desfile de moda para mostrar a coleção.
“O desfile foi importante para valorizar as roupas que geralmente os alunos ficam envergonhados em pegar. Conversamos sobre a importância de evitar o descarte e as peças estavam em ótimo estado, apenas não serviam mais para a pessoa que comprou”, ressaltou a diretora da unidade Camila Ianhez Bianco.
Análise da água e importância das abelhas
Na Escola Estadual Dorival Monteiro, de São José dos Campos, os projetos relacionados ao meio ambiente são trabalhados em várias disciplinas. A coleta de água da chuva dos telhados, implantada em 2018, agora tem análise de qualidade da água para receber tratamento, caso necessário, para irrigação da horta comunitária.
“Paralelamente, a turma de robótica está desenvolvendo com apoio de uma empresa parceira um sistema de automatização de irrigação da horta que identifica quando o solo vai ficando seco”, explica a diretora Daniela Márcia Santin Alencar.
Na eletiva de meio ambiente e filosofia “Práticas sustentáveis e empreendedoras a partir de um mundo fascinante em pequenas caixas”, os estudantes da 2ª e 3ª série do ensino médio criam abelhas jataí e aprendem desde a necessidade da preservação ambiental até o entendimento da nossa dependência das abelhas.
A escola ainda cultiva um viveiro, onde os estudantes da 1ª e 2ª série do ensino médio fazem a eletiva “Agricultura sustentável”. Neste espaço, eles aprendem a cultivar sementes, identificar e fazer mudas e fazer composteira com resíduos das cascas dos alimentos da merenda.
Consciência ambiental
Incentivar ações sustentáveis também é uma prática constante na Escola Estadual Professor Tochichico Yochicava, em Suzano. Com a crise hídrica de 2014, a escola começou a coletar a água da chuva que cai no telhado da quadra esportiva. “A água armazenada é utilizada nos banheiros, limpeza geral e para irrigar a horta comunitária”, explica o diretor Robson Ebio Toledo da Silva.
O intuito é despertar a consciência ambiental, alertar para o uso racional da água e promover uma alimentação mais saudável livre de agrotóxicos. Na eletiva, “Cultivo hidropônico aliado à sustentabilidade”, os alunos aprendem a cultivar verduras, monitoram o sistema de hidroponia e outros aprendizados. No final, os alimentos produzidos pelos estudantes, são consumidos na merenda.
Expandindo os portões, a escola também coleta óleo usado e troca por sabão ecológico que é distribuído para famílias mais vulneráveis da comunidade.