Juntando arte, literatura, ciências, trabalho em equipe e muita sensibilidade, a Escola Municipal de Ensino Professora Alcina Dantas Feijão desenvolveu um projeto pedagógico que irá ficar marcado na vida dos alunos do 2º ano do Ensino Médio e registrado para sempre em forma de livro.
Fruto do projeto pedagógico Oficina Fotográfica e Poética, o livro, em processo de produção em parceria com a Editora Ases da Literatura, será composto por fotos em preto e branco feitas pelos alunos, sob o tema “Seres Vivos”, e poemas inspirados pelas imagens.
A capa trará, em primeiro lugar, a bela ilustração do aluno Elias Santos Felix, do 2º F, vencedora de concurso promovido entre os alunos.
A ideia do projeto que tem revelado esses talentos nasceu, acima de tudo, de uma conversa entre duas professoras.
Juliana Lopes dos Santos, de Língua Portuguesa, e Rafaela Barros dos Santos, de Biologia.
“Nosso objetivo era resgatar hábitos de estudo e motivar os alunos para a pesquisa e a escrita, nesse momento de retomada das atividades presenciais, e buscávamos projetos que conectassem as disciplinas”, conta Juliana.
Rafaela já tinha uma experiência prévia com fotografia. “O uso da fotografia no ensino de Biologia havia sido o tema de meu TCC na Licenciatura em Ciências pela Unifesp”, relata.
Não demorou para que o projeto se delineasse, juntando os conteúdos estudados em Biologia, sobre seres vivos, e o aprendizado de figuras de linguagem na produção poética.
“O tema envolvendo seres vivos combinou perfeitamente com o estudo do Romantismo, que faz uma exaltação à natureza”, destaca a professora Juliana.
Duplas
As obras (fotos e textos) foram feitas em duplas, permitindo a troca de saberes e experiências entre os alunos.
Quem vê o resultado dos trabalhos percebe que o olhar poético não está apenas nos textos, mas também nas imagens, produzidas com muita sensibilidade e dicas técnicas dadas pela professora Rafaela.
Para valorizar os trabalhos e motivar os estudantes, a escola promoveu um concurso, com banca composta por professores da escola, formadores do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) e ex-alunos do Alcina (profissionais formados ou estudantes de nível superior nas áreas de Letras e Biologia). Um sarau no auditório da escola, com transmissão online, foi organizado para quem quisesse apresentar seu trabalho aos colegas e às famílias.
O próximo passo, agora, portanto, é fazer uma exposição, na escola, de todas as fotos e poemas produzidos.
Mas, novos frutos ainda devem vir do projeto.
“Os professores de Inglês e Espanhol manifestaram interesse em trabalhar com os alunos a tradução dos poemas”, revela, por exemplo, Juliana.
O livro do Alcina poderá, em conclusão, ser trilíngue
Vencedores do concurso de fotos e poemas:
1º LUGAR – Amanda Sophia e Kethellyn dos Santos – 2º Ano A
2º LUGAR – Bruna Beja e Henrique Cardoso – 2º Ano C
3º LUGAR – Julia Nascimbeni e Soffia Cardoso – 2º Ano B
4º LUGAR – Fabrício Finzetto e Yago Delboni – 2º Ano I