Quem comprou imóvel nos últimos cinco anos pode ter dinheiro a receber

In ABCD On
Imagem: Joel Santana/Pixabay
Advogado Fabricio Posocco orienta sobre cobrança errada do ITBI

O consumidor que comprou imóvel residencial ou comercial, terreno ou lote, nos últimos cinco anos, pode ter direito à restituição do valor pago a mais pelo Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Isso porque o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu recentemente que essa taxa, cobrada pelas prefeituras, deve ser calculada com base no valor de mercado, isto é, o valor real pago pela compra.

Antes da decisão, os municípios usavam a base de cálculo que fosse maior: IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), valor do negócio ou valor venal de referência.

“A pessoa descobre se pagou a mais observando os valores relacionados à transação imobiliária específica. Basta ver na respectiva escritura e nos documentos de lançamento do imposto qual foi a base de cálculo utilizada para o pagamento: se foi o valor da transação (que consta na escritura), se foi o valor venal do imóvel (que consta no carnê de IPTU) ou se foi o valor venal de referência utilizado pela Prefeitura. Sendo que os dois últimos denotam a ilegalidade manifesta e o direito à devolução”, orienta o advogado Fabricio Posocco, do escritório Posocco & Advogados Associados.

O proprietário lesado pode entrar com ação de repetição do indébito a fim de reaver a diferença com juros aplicados desde a data do pagamento cobrado de maneira errada.

“Em caso de dúvida, o comprador pode procurar um advogado de sua confiança ou a OAB da sua cidade para que um profissional analise as regras do município e verifique os valores cobrados”, indica Posocco.

Conheça o Posocco & Advogados Associados

O Posocco & Advogados Associados foi fundado em 1999.

É um escritório de advocacia full service com soluções para pessoa física, pessoa jurídica e setor público.

Atende o Brasil todo com unidades em Santos (SP), São Paulo (SP) e Brasília (DF).

Mais informações, em conclusão, em www.posocco.com.br.

Texto: Emanuelle Oliveira (Mtb 59.151/SP)/Divulgação

You may also read!

Curso gratuito de Mecânica Industrial oferecido pela Cascadura Group tem início em Mauá com apoio da Braskem

Iniciativa da Cascadura Group oferece qualificação profissionalizante e amplia oportunidades de empregabilidade no Polo Petroquímico do ABC Com foco na

Read More...

Mauá lança edital de chamamento para certificação do selo ‘Empresa Amiga da Mulher’

Empresas podem se inscrever até 20.02; critérios consideram, em primeiro lugar, práticas de responsabilidade social em favor das mulheres

Read More...

Prefeitura de Ribeirão Pires disponibiliza carnê digital do IPTU e pagamento à vista garante 5% de desconto

Disponível pelo Aplicativo Ribeirão Pires digital ou pelo site, o munícipe pode garantir, além disso, o desconto até 20

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu