Em apoio ao movimento Maio Amarelo, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, realiza durante esse mês, ações de mobilização para alertar seus funcionários com relação aos fatores que podem resultar em incidentes durante a execução de intervenções, obras ou serviços prestados em vias públicas da cidade.
Entre as atividades realizadas destaca-se o treinamento com o uso de uma maquete dinâmica, simulando diversos cenários de trânsito em ruas e avenidas movimentadas do município.
Durante a simulação, a equipe de segurança do trabalho da concessionária destaca todos os cenários previstos no Manual de Sinalização de Vias e Obras, elaborado pela empresa para a execução de obras e serviços, além de apresentar a importância do uso de barreiras de controle, proteção e suporte de acordo com os cenários.
O objetivo do uso das barreiras e dos equipamentos de proteção durante as atividades executadas pela BRK é garantir a segurança dos trabalhadores e da população do município, além de diminuir a probabilidade de incidentes no local dos serviços. Assim, são utilizados pela empresa barreiras físicas como placas, cones, cerquite e observador em tempo integral para orientar os funcionários em campo e os pedestres.
No treinamento com o uso da maquete os funcionários da concessionária também são reorientados a elaborar o Planejamento Diário de Segurança do Trabalho (PDST), que permite o detalhamento da atividade, a identificação prévia dos riscos e as barreiras para eliminar, reduzir e controlar um evento indesejado.
Dentro dos princípios de gerenciamento de risco da concessionária, a realização de ações como essa reforçam o valor da empresa de “Atuar com Segurança” e integridade, destacando que o comportamento seguro no trânsito deve ser mantido em qualquer situação, seja na função de motorista ou de pedestre.