Prefeitura de São Bernardo imuniza novo grupo prioritário contra a Influenza
Sexta etapa da campanha começou, em primeiro lugar, nesta segunda-feira (16.05) com a dose administrada por livre demanda nas 33 UBSs do município
A Prefeitura de São Bernardo iniciou nesta segunda-feira (16.05) nova etapa da imunização contra a Influenza.
Já podem procurar os pontos de vacinação, portanto, os profissionais de forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.
A dose da vacina é administrada, acima de tudo, nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) por livre demanda.
Além da nova população contemplada, profissionais de saúde, pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, imunossuprimidos, gestantes e mulheres no pós-parto, indígenas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades também estão sendo vacinados até o dia 3 de junho.
Para o prefeito Orlando Morando, a medida mais eficaz contra as internações causadas pelas síndromes respiratórias e comuns nos meses de outono segue sendo a vacinação.
“No nosso monitoramento, as pessoas que não se vacinam continuam sendo as que mais desenvolvem os casos graves das doenças, seja da Influenza, da Covid-19 e demais síndromes respiratórias. Por isso, reforçamos a importância de tomar todas as doses recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI)”, relatou, por exemplo.
Balanço
No último balanço da campanha, divulgado pela Vigilância Epidemiológica na quarta-feira (11.05), até o momento, 104.331 doses contra a gripe foram aplicadas no município.
Isso corresponde a uma cobertura vacinal de 50% dos grupos prioritários já contemplados na campanha.
Entre os idosos e os profissionais de saúde, a cobertura ultrapassa os 50%, nas crianças, a cobertura é de 16%.
Funcionamento das UBSs
O funcionamento das salas de vacinação varia de acordo com o expediente de cada unidade.
São 20 equipamentos que atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão)
Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h.
As demais unidades, em conclusão, funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 18h.