Nona edição será no Jockey Club do Rio e no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo
Terá, acima de tudo, cerca de 80 produtores, festival de música e programação de bate-papos
Foram dois anos promovido à distância, mas agora o Vinhos de Portugal volta ao formato presencial.
No Jockey do Rio, de 3 a 5 de junho, e no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, de 9 a 11 do mesmo mês.
Os ingressos, portanto, já estão à venda no site oficial do evento.
Nesta nona edição, o Vinhos de Portugal — realizado pelos jornais Público, O GLOBO e Valor Econômico em parceria com a ViniPortugal — trará entre os cerca de 80 produtores ao Brasil, 11 estreantes no evento.
Entre eles, a festejada e genial Susana Esteban, Adega do Mouchão e Taboadella.
Como em anos anteriores, haverá um Salão de Degustação, onde, em sessões de duas horas, será possível experimentar os vinhos e conversar com cada um dos produtores participantes.
Além disso, haverá as salas onde críticos especializados guiarão provas de vinhos das regiões do Porto e Douro, Alentejo, Península de Setúbal, Dão e Lisboa.
Em São Paulo, os enólogos Luis Sottomayor e Pedro Baptista, responsáveis, respectivamente, por Barca Velha e Pêra Manca, vão apresentar três safras de dois grandes vinhos de sua autoria: o Legado, da Casa Ferreirinha, e o Tapada de Chaves, da Adega Cartuxa.
O time de críticos tem a estreia da argentina Cecilia Aldaz, sommelière dos restaurantes Oro e Pipo e apresentadora do programa “Um brinde ao vinho”.
Ela, aliás, participou da versão online de 2021, e brilhou, como sempre.
Da mesma forma, nomes bem conhecidos dos enófilos, os brasileiros Dirceu Vianna Júnior, único Master of Wine de língua portuguesa, Jorge Lucki, colunista do Valor Econômico e da rádio CBN, e os portugueses Manuel Carvalho, do Público, e Luís Lopes, da revista Grandes Escolhas (este último estará apenas em São Paulo), abrilhantarão o evento.
Sucesso nas duas últimas edições do Vinhos de Portugal, os talk shows ganharão versão presencial.
Essas conversas descontraídas reunirão os produtores participantes do evento e nomes da gastronomia, da cultura e do jornalismo brasileiros.
No Rio já estão confirmados os chefs Claude Troisgros e Ricardo Lapeyre, as sommelières Elaine de Oliveira, Daniela Bravin e Gabi Bigarelli, a restauratrice Cristiana Beltrão e a jornalista Luciana Fróes.
Em São Paulo participam os chefs Emmanuel Bassoleil e Bella Masano e a influenciadora Mônica Salgado.
O lote de ingressos para o Salão de Degustação custa a partir de R$ 130, para cada sessão de duas horas, e assinantes do GLOBO e do valor Econômico têm 20% de desconto. Já o primeiro lote das provas guiadas pelos críticos do Vinhos de Portugal sai a partir de R$ 180 cada.
Informações e ingressos disponíveis no site: vinhosdeportugal2002.com.br