Diadema amplifica participação popular na construção dos rumos da administração

In ABCD On
- Updated
Foto: Dino Santos/PMD

Nova etapa do programa Bora Participar busca ouvir demandas localizadas das cinco regiões da cidade

A Prefeitura de Diadema começou na sexta-feira (08.04) mais uma etapa do Bora Participar, programa do governo Filippi que incentiva a participação popular nas decisões da administração. Depois de ouvir demandas e sugestões da população no PPA (Plano Plurianual) Participativo, no ano passado, a nova fase do Bora Participar envolve prestação de contas e avaliação das necessidades mais localizadas nos bairros.

Encontro entre gestores dos equipamentos públicos e lideranças de Diadema com técnicos da entidade Usina CTAH marcou o início de um plano conjunto de ações sociais e de intervenções urbanas a ser desenvolvido na região Oeste da cidade, com a participação dos moradores em todas suas etapas.

Nesta primeira etapa do Plano Participativo Local Integrado – que é o detalhamento da metodologia e o levantamento das informações – serão realizadas reuniões nas cindo regiões de Diadema. A primeira foi na região Oeste, que abrange os bairros de Serraria, Parque Real e Conceição.

“É fundamental o diálogo com a comunidade para podermos enxergar as demandas do território a partir do olhar do cidadão, das pessoas que utilizam dos serviços da EMEB, da UBS ou do Centro Cultural”, comentou Dejanira Maria, do Departamento de Participação Popular.

A metodologia prevê o envolvimento dos moradores em todas as etapas do plano, desde o levantamento de informações até o acompanhamento e monitoramento das políticas e das ações a serem implementadas.

“Precisamos garantir que o plano esteja enraizado nas demandas da comunidade para que as melhorias dos equipamentos e das ações sociais aumentem a qualidade de vida dos moradores”, disse Fernanda Neves, da Usina CTAH, entidade que presta apoio técnico para desenvolvimento de planos participativos. “A gente espera – disse ela – que o fortalecimento da participação popular garanta a continuidade das políticas desenvolvidas, com o aumento dos benefícios à população”.

Os encontros dessa etapa de recolhimento de informações se estenderão até maio, quando então as demandas serão sistematizadas para a construção das propostas e definição das políticas de integração a serem implementadas.

You may also read!

Guto entrega Unidade de Saúde da Família na Vila Sueli, em Ribeirão Pires

Em dois anos, essa é a 4ª inauguração na rede de Atenção Básica da cidade; gestão deve chegar ao

Read More...

Casa do Hip Hop completa 10 anos neste sábado (06.12)

Ao longo deste tempo, importantes artistas do cenário nacional se apresentaram, em primeiro lugar, no equipamento cultural Inaugurada oficialmente em

Read More...

São Bernardo lança ‘Passaporte da Inclusão’ e garante gratuidade a pessoas com deficiência e TEA em parques

Iniciativa reforça o compromisso da gestão com a inclusão e o direito ao lazer; alegria e emoção deram o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu