A Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará/ Parque Escola realizou nesta terça-feira (22) uma ação voltada à educação ambiental em comemoração ao Dia Mundial da Água com alunos da rede municipal de Santo André.
Na ocasião, os participantes vivenciaram o ciclo da água e a influência das chuvas no nível de água dos rios e afluentes da cidade, assim como a relação de enchentes, inundações e alagamentos a partir de uma oficina prática.
Pedro Daniel Messa Sales, de 9 anos, é aluno da Emeief Cora Coralina e participou das atividades na Emea nesta terça-feira. “Eu gosto muito de ter contato com a natureza. Para mim isso é muito importante e comemorar o Dia da Água hoje na Emea foi muito especial”, afirmou.
Entre as atividades realizadas, os alunos levaram para casa os experimentos para fazerem a observação dos processos de evaporação, condensação e precipitação, reproduzindo o ciclo natural da água.
Além da oficina, ocorreu em paralelo uma ação de conscientização. Em uma tenda temática, a partir de um quiz, os alunos foram convidados a refletir sobre as atitudes e ações do dia a dia que consomem água e de que forma podem economizar este recurso natural.
Ao fim das atividades, os alunos, como protagonistas, foram convidados a serem guardiões da água e receberam um adesivo simbólico. A aluna da Emeief Monsenhor João do Rego Cavalcanti, Valentina Vitoria Marques Pereira, de 5 anos, aceitou com muita animação o convite. “Gostei muito de me tornar uma Guardiã da Água e vou passar o que aprendi para meus amigos e minha família”, comemorou.