Márcia Barral assume Assistência Social e Cidadania em Diadema

In ABCD On
- Updated
Márcia Barral. Foto: Dino Santos/PMD

Ex-secretária da área em São Bernardo, nova titular da Pasta quer utilizar experiência no setor a favor da cidade

Com a ida da vice-prefeita de Diadema, Patty Ferreira, para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania conta com uma nova titular a partir desta semana: a historiadora Márcia Barral.

Ligada às causas sociais desde a década de 70 e participando na gestão pública desde o início dos anos 80, Márcia vem atuando diretamente na Assistência Social há mais de 20 anos, desde que foi chefe de gabinete e secretária adjunta de Assistência Social no governo da prefeita Marta Suplicy, em São Paulo. Com forte atuação junto à população em situação de rua, foi chamada a participar do governo Luiz Marinho em São Bernardo como secretária adjunta e depois, nos últimos sete anos, como secretária de Assistência Social, cargo que acumulou, no último ano, com a presidência da Fundação Criança de São Bernardo.

Segundo a nova secretária, o convite do prefeito José de Filippi Júnior foi inesperado, mas muito bem recebido. “Eu já estava aposentada quando o Filippi me chamou para conversar sobre Diadema, mas aceitei imediatamente. Gosto de novos desafios. E fiquei muito grata ao Filippi por ter se lembrado da minha vivência, da minha experiência, e por permitir que eu aproveite esses conhecimentos aqui em Diadema.”

Márcia é categórica em afirmar que, historicamente, a Assistência Social tem sido bastante afetada pelas políticas públicas do governo federal e estadual, que têm diminuído significativamente os repasses aos municípios. “É um verdadeiro desmonte do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS, levando as prefeituras a enfrentar sozinhas, com recursos cada vez mais escassos, o apoio e a proteção às populações mais vulneráveis. Com a pandemia e o aumento da pobreza e da miséria, essa situação se agrava,” afirmou.

“Minha expectativa é continuar o trabalho feito muito bem pela secretária Patty em retomar a implantação do SUAS e lutar para que esses recursos venham para a cidade,” explica a nova secretária. “Quero estabelecer um diálogo local com servidores, conselhos e organizações sociais para a construção de novas possibilidades e, principalmente, para escutar mais a população. Ouvir o que os mais vulneráveis têm a nos dizer e quais as suas necessidades é um imenso desafio para que possamos construir uma cidade mais humana e resgatar a dignidade dessas pessoas.

You may also read!

BRK apoia o movimento Outubro Rosa

Empresa apresentou aos funcionários(as) palestra com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do

Read More...

Paulo Ricardo canta grandes sucessos no palco do Multiplan Hall ParkShopping São Caetano

Paulo Ricardo abrirá a programação de shows de novembro no Multiplan Hall ParkShopping de São Caetano, no sábado (02,11),

Read More...

Carla Morando discute com secretário Rafael Benini próximas etapas para implantação da Linha 20 do Metrô

Em visita ao gabinete da deputada estadual Carla Morando, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta terça-feira

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu