Reflexões sobre hábitos alimentares são temas de oficinas e encontros do SESC São Caetano

In ABCD On
- Updated
Divulgação

Com a iniciativa de fomentar a inclusão produtiva, a geração de renda e o desenvolvimento comunitário, o Sesc São Caetano participa da ação em rede “Nós: criação, trabalho e cidadania”, trazendo para a programação iniciativas sociais mapeadas no ABCD, onde integram coletivos de empreendedores periféricos, cooperativas, grupos de consumo, organizações sociais, empreendimentos comunitários e de povos tradicionais. 

“Nós: criação, trabalho e cidadania”, percorreu hortas urbanas e periurbanas, bem como ações de sustentabilidade correlatas à agricultura na região, buscando iniciativas socioambientais voltadas ao desenvolvimento local e que tenham, entre outros atributos, potencial educativo e práticas de respeito ao ambiente e à diversidade cultural. O projeto auxilia os pequenos agricultores locais na área da logística, onde encontram a oferta e destinação adequada dos produtos, tornando assim o ofício de agricultor mais direcionado. 

O cultivo agroecológico tem como premissas a oferta de produtos a preços justos e sem intermediários, a organização livre por meio de associações e cooperativas de economia solidária, a valorização dos saberes das comunidades e a preservação da biodiversidade e a formação de grupos de consumo como fomentadores não só de consumo responsável e boas práticas alimentares, mas de ações que refletem em geração de renda para comunidades envolvidas 
 
Segue a programação especial para marcar a participação da região na ação em rede: 

Mostra Agroecológica 
Com Coopafasb, Ideia Natural e Terra Viva 
Dias 19 e 26/3, sábados, das 10h às 15h 
Livre. Grátis – Sem retirada de ingressos. 

Circuitos Sustentáveis 
Circuitos Sustentáveis é um projeto do Sesc São Caetano de fomento das cadeias produtivas na agricultura orgânica e agroecológica. A mostra agroecológica convida agricultores locais e de outras regiões do estado para apresentarem os seus produtos oriundos de técnicas de preservação do solo e da biodiversidade. 

ABC da Economia Solidária  
Artesanato, sustentabilidade e alimentação 

Você sabe o que é Economia Solidária? Neste sábado iremos apresentar uma mostra de algumas iniciativas de economia solidária realizadas na região do ABC. São trabalhos diversos de sustentabilidade com a venda de orgânicos, empreendimentos de saúde mental, artesanato, finanças solidárias e alimentação na geração de renda. 

Comunicação e Marketing Solidário 
Com Diego Veiga e Mayara Kise 
De 21/03 a 19/04, das 19h às 21h 
Ação Híbrida 
Livre. Grátis 
inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao 

Começar o próprio negócio é para muitas pessoas a melhor ou a única escolha. Como se destacar e conseguir vender o seu produto ou serviço, mantendo os princípios da economia solidária? Pensando nisso, o curso que abordará tópicos como comunicação e marketing na perspectiva da economia solidária, tendo enquanto foco o cooperar, a solidariedade e a atuação em rede.  

Cronograma 
4 iniciais aulas online, 3 laboratórios presenciais + 3 aulas virtuais + 2 apresentações online 
Princípios da Comunicação/Comunicação visual e princípios do marketing/Estratégias do Marketing/Marketing Solidário/Laboratório/Seminário Final  

Instrutores 
Diego Veiga tropeçou pelas Ciências Sociais e caiu na Economia Solidária. Acabou ficando por não entender o mundo de outra maneira que não pela autogestão, sempre em busca da construção coletiva de um mundo que valoriza a vida de todos os seres e não o dinheiro! Atualmente atua no Núcleo de Economia Solidária da Universidade de São Paulo, no Serviço Franciscano de Solidariedade e no coletivo LGBTQIAP+ Grupo de Trabalho Arte e Cultura.  

Mayara Kise Telles Fujitani, é mestranda em Design na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e também integrante do Tecsol FAU (Grupo de Estudos em Tecnologia Social da FAU) e do grupo de estudos em Design Relacional (CNPq). Trabalhou por 5 anos como formadora na ITCP-USP (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP) por onde teve a oportunidade de participar de dois projetos de extensão e outros 3 projetos de pesquisa como bolsista do CNPq, atuando com cooperativas de catadores de materiais recicláveis, compondo também por um ano a coordenação de projetos da instituição. Atualmente está no NESOL-USP (Núcleo de Economia Solidária da USP), onde participa de projetos de formação em Economia Solidária, Comunicação e Marketing Social. Possui experiência em Economia Solidária, Cooperativismo, Educação Popular e Gestão de Projetos além de ter atuado como designer autônoma e educadora junto a movimentos sociais (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e Movimento de Economia Solidária). 

SERVIÇO:  
Sesc São Caetano 
Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul 
Dia: Março/Abril 
Classificação: Livre 
Ingressos: Gratis  
Inscrições: inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao  
Telefone para informações: (11) 4223-8800 
Para informações sobre outras programações acesse o portal sescsp.org.br/saocaetano 
Horário de atendimento/bilheteria do Sesc São Caetano – De segunda a sexta, 11h às 20h, sábados e feriados, das 9h às 17h30.  
 

You may also read!

Nascimento de 86 filhotes de tartaruga-marinha mobiliza Instituto Argonauta na Praia do Paúba, em São Sebastião

Com acompanhamento da equipe do PMP-BS/Instituto Argonauta, orientação técnica da Fundação Projeto TAMAR e apoio da SEMAM/Prefeitura Municipal de

Read More...

Atrações culturais e de lazer movimentam fim de semana em Ribeirão Pires

CarnaCultura no Parque Municipal Professor Luiz Carlos Grecco é, em primeiro lugar, destaque da programação gratuita Ribeirão Pires terá, acima

Read More...

“Reajuste de 45% para Polícia Civil anunciado por Tarcísio é fake news”, denuncia Sindicato dos Delegados

Entidade desafia policiais a provarem, no holerite, aumento divulgado pelo Estado; percentual inflado se apropria, além disso, de reajuste

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu