Reflexões sobre hábitos alimentares são temas de oficinas e encontros do SESC São Caetano

In ABCD On
- Updated
Divulgação

Com a iniciativa de fomentar a inclusão produtiva, a geração de renda e o desenvolvimento comunitário, o Sesc São Caetano participa da ação em rede “Nós: criação, trabalho e cidadania”, trazendo para a programação iniciativas sociais mapeadas no ABCD, onde integram coletivos de empreendedores periféricos, cooperativas, grupos de consumo, organizações sociais, empreendimentos comunitários e de povos tradicionais. 

“Nós: criação, trabalho e cidadania”, percorreu hortas urbanas e periurbanas, bem como ações de sustentabilidade correlatas à agricultura na região, buscando iniciativas socioambientais voltadas ao desenvolvimento local e que tenham, entre outros atributos, potencial educativo e práticas de respeito ao ambiente e à diversidade cultural. O projeto auxilia os pequenos agricultores locais na área da logística, onde encontram a oferta e destinação adequada dos produtos, tornando assim o ofício de agricultor mais direcionado. 

O cultivo agroecológico tem como premissas a oferta de produtos a preços justos e sem intermediários, a organização livre por meio de associações e cooperativas de economia solidária, a valorização dos saberes das comunidades e a preservação da biodiversidade e a formação de grupos de consumo como fomentadores não só de consumo responsável e boas práticas alimentares, mas de ações que refletem em geração de renda para comunidades envolvidas 
 
Segue a programação especial para marcar a participação da região na ação em rede: 

Mostra Agroecológica 
Com Coopafasb, Ideia Natural e Terra Viva 
Dias 19 e 26/3, sábados, das 10h às 15h 
Livre. Grátis – Sem retirada de ingressos. 

Circuitos Sustentáveis 
Circuitos Sustentáveis é um projeto do Sesc São Caetano de fomento das cadeias produtivas na agricultura orgânica e agroecológica. A mostra agroecológica convida agricultores locais e de outras regiões do estado para apresentarem os seus produtos oriundos de técnicas de preservação do solo e da biodiversidade. 

ABC da Economia Solidária  
Artesanato, sustentabilidade e alimentação 

Você sabe o que é Economia Solidária? Neste sábado iremos apresentar uma mostra de algumas iniciativas de economia solidária realizadas na região do ABC. São trabalhos diversos de sustentabilidade com a venda de orgânicos, empreendimentos de saúde mental, artesanato, finanças solidárias e alimentação na geração de renda. 

Comunicação e Marketing Solidário 
Com Diego Veiga e Mayara Kise 
De 21/03 a 19/04, das 19h às 21h 
Ação Híbrida 
Livre. Grátis 
inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao 

Começar o próprio negócio é para muitas pessoas a melhor ou a única escolha. Como se destacar e conseguir vender o seu produto ou serviço, mantendo os princípios da economia solidária? Pensando nisso, o curso que abordará tópicos como comunicação e marketing na perspectiva da economia solidária, tendo enquanto foco o cooperar, a solidariedade e a atuação em rede.  

Cronograma 
4 iniciais aulas online, 3 laboratórios presenciais + 3 aulas virtuais + 2 apresentações online 
Princípios da Comunicação/Comunicação visual e princípios do marketing/Estratégias do Marketing/Marketing Solidário/Laboratório/Seminário Final  

Instrutores 
Diego Veiga tropeçou pelas Ciências Sociais e caiu na Economia Solidária. Acabou ficando por não entender o mundo de outra maneira que não pela autogestão, sempre em busca da construção coletiva de um mundo que valoriza a vida de todos os seres e não o dinheiro! Atualmente atua no Núcleo de Economia Solidária da Universidade de São Paulo, no Serviço Franciscano de Solidariedade e no coletivo LGBTQIAP+ Grupo de Trabalho Arte e Cultura.  

Mayara Kise Telles Fujitani, é mestranda em Design na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e também integrante do Tecsol FAU (Grupo de Estudos em Tecnologia Social da FAU) e do grupo de estudos em Design Relacional (CNPq). Trabalhou por 5 anos como formadora na ITCP-USP (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP) por onde teve a oportunidade de participar de dois projetos de extensão e outros 3 projetos de pesquisa como bolsista do CNPq, atuando com cooperativas de catadores de materiais recicláveis, compondo também por um ano a coordenação de projetos da instituição. Atualmente está no NESOL-USP (Núcleo de Economia Solidária da USP), onde participa de projetos de formação em Economia Solidária, Comunicação e Marketing Social. Possui experiência em Economia Solidária, Cooperativismo, Educação Popular e Gestão de Projetos além de ter atuado como designer autônoma e educadora junto a movimentos sociais (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e Movimento de Economia Solidária). 

SERVIÇO:  
Sesc São Caetano 
Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul 
Dia: Março/Abril 
Classificação: Livre 
Ingressos: Gratis  
Inscrições: inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao  
Telefone para informações: (11) 4223-8800 
Para informações sobre outras programações acesse o portal sescsp.org.br/saocaetano 
Horário de atendimento/bilheteria do Sesc São Caetano – De segunda a sexta, 11h às 20h, sábados e feriados, das 9h às 17h30.  
 

You may also read!

Mauá abre processo seletivo para contratar médicos de diversas especialidades

Interessados podem se inscrever entre esta segunda-feira, 20 de maio, e 09 de junho A Prefeitura de Mauá abre nesta

Read More...

Santo André é destaque entre cidades com menores taxas de analfabetismo

Município aparece na melhor posição do Censo 2022 – Alfabetização do IBGE entre as cidades com mais de 500

Read More...

Diadema reúne profissionais e celebra Semana da Enfermagem

Nos dois encontros realizados, foi apresentado, em primeiro lugar, o Protocolo da Enfermagem que está sendo construído em conjunto

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu