Ao contrário do que divulgou o Consórcio Intermunicial do ABCD, a Prefeitura de São Bernardo do Campo divulgou nota oficial na tarde desta quarta-feora (09.03) para informar que só vai decidir sobre a flexibilização do uso´de máscaras, em locais abertos e até mesmo fechados, nesta quinta (10.03).
A nota oficial diz o seguinte:
“A Prefeitura de São Bernardo informa que vai deliberar amanhã (quinta-feira, 10/03) sua decisão oficial sobre o uso de máscaras, junto ao seu Comitê de Controle ao Coronavírus. Desta forma, não acompanha a informação divulgada pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC sobre o referido assunto, pois irá pautar na reunião do Comitê a possibilidade de desobrigar o uso da máscara inclusive em alguns ambientes fechados.
Destaca-se que a decisão de São Bernardo ocorre amanhã, pois qualquer ação referente a alterações no plano de combate ao coronavírus ocorrem às sextas-feiras no Diário Oficial do município.
Por fim, informa-se também que nenhum integrante da Prefeitura de São Bernardo participou da assembleia realizada pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.
São Bernardo do Campo, 9 de março de 2022″.
A nota foi divulgada às 16h48.
Pouco antes, às 15h40, o Consórcio havia digulvado, pórtanto, outra nota, que dizia textualmente o seguinte:
“As cidades do Grande ABC decidiram, nesta quarta-feira (9/3), flexibilizar, de maneira gradual e cuidadosa, o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em ambientes abertos. Em locais fechados, fica mantida a obrigatoriedade da proteção.
O tema foi deliberado em assembleia do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada por videoconferência.
A decisão acompanha a melhora dos indicadores da pandemia no Grande ABC. Nas últimas quatro semanas, a média móvel de casos caiu 80% na região. Até 8 de fevereiro, a média de casos por dia era de 1.361. Em 8 de março, essa média caiu para 275.
A ocupação média de leitos de UTI na região é de 24%, bem abaixo da ocupação aferida na capital, de 43%. Os óbitos tiveram redução de 66% no mesmo período.”
Em conclusão, a decisão do Consórcio não vale para São Bernardo.