A USCS (Universidade Municipal de São Caetano) inaugurou na manhã deste sábado (05.03) seu sexto campus, o primeiro fora da Região Metropolitana.
Construído em Itapetininga, a 180 quilômetros de São Caetano, a unidade une-se aos quatro da cidade de origem e a um na Capital.
Prestigiaram inauguração o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), os prefeitos de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), e de Itapetininga, Simone Marquetto (MDB), além de autoridades.
O médico William Dib, ex-prefeito de São Bernardo e ex-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ministrará a aula inaugural de Medicina.
Trata-se, acima de tudo, do primeiro curso para formar médicos na cidade, e que terá 60 alunos neste primeiro semestre.
A partir de agosto, outros 60 estudantes iniciam o curso.
No fim de seis anos, quando a primeira turma estiver se formando, a expectativa, em conclusão, é a de ter 720 graduandos na unidade.
Para o reitor da USCS, Leandro Prearo, trata-se, portanto, de uma expansão após longo período de preparação. Afinal, tratativas são feitas desde 2017.
Ele disse, além disso, ser resultado do crescimento qualitativo que a instituição vem apresentando nos últimos anos.
“É uma expansão moderada, a gente não quer construir polos em várias cidades, não é essa nossa intenção, mas é um crescimento que acontece naturalmente”, afirmou.
“Temos nos destacado em pesquisas, nos testes da vacina, aparecendo para o Estado e para o Brasil”, completou, em suma.
Instalações cedidas
O campus de Itapetininga vai funcionar em instalações cedidas por 20 anos pela prefeitura.