Para contornar esse cenário, indicação é realizar depósito em juízo
As teses filhotes consistem em ações derivadas da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins.
Exemplo especial é a exclusão do ISS da base de cálculo das contribuições, bem como o próprio PIS/Cofins de suas bases.
Havia a expectativa de tributaristas de que o mesmo entendimento que o Supremo Tribunal Federal (STF) teve em relação a esse tema de
repercussão geral também fosse aplicado às outras situações em que o PIS/Cofins estivesse incidindo.
Mas, o STF apontou que cada situação será analisada caso a caso.
Um exemplo foi quando o STF não aplicou o mesmo entendimento para tirar o ICMS da base de cálculo da contribuição previdenciária na modalidade de recolhimento sobre o faturamento, apesar da similaridade.
Credibilidade afetada
Para a advogada tributarista Regiane Esturilio, do escritório Esturilio Advogados, esse cenário reforça o contexto de insegurança jurídica para 2022.
A credibilidade do sistema tributário acaba afetada com o encarecimento de tributos.
“No geral, fica uma sensação de insegurança jurídica, com o STF podendo surpreender o contribuinte a qualquer momento”, diz, da mesma forma.
Como orientação para as empresas, a advogada sugere que avaliem a base de seus tributos, já que existem as teses filhotes. “Há vários impostos que podem compor a base de cálculo de outros gastos do contribuinte. O empresário pode ajuizar ações com depósito em juízo do valor do tributo para aproveitar a possibilidade de ganho jurídico no tempo”, indica Regiane, destacando que essa é a maneira mais conservadora de agir, pois garante regularidade fiscal. Afinal, para saber qual será a sorte de cada questão, será necessário esperar a decisão final de cada tese por parte do STF.
Ajuizando as ações, não se perde a oportunidade de obter ganhos caso haja sucesso no julgamento final de cada tese, considerando a modulação de efeitos. “Quem não entrou com ação não poderá aproveitar possíveis ganhos para o passado”, ela afirma, destacando que, no momento, não há como prever um cenário definido sobre a situação das teses filhotes e, para as empresas, qualquer margem de lucro faz diferença.
Para mais informações, visite https://esturilio.adv.br/
Esturilio Advogados
A banca especializada em direito tributário e societário, cível, ambiental, penal econômico, tem atuação nacional e está à frente de 2.100 processos ativos em direito contencioso de companhias de grande representação nacional do segmento da madeira, celulose e papel cartão localizadas na Região Sul e Sudeste.
Comandado pela advogada e mestre Regiane Esturilio, o escritório oferece um serviço técnico altamente qualificado na área consultiva/preventiva, e para a defesa de casos contenciosos administrativos e judiciais, realiza o gerenciamento jurídico do passivo tributário, além do direito societário, civil ambiental e penal econômico.
Informações, em conclusão, pelo contato@esturilio.adv.br e fone (41) 3029-3303.