Ações vão começar em março com o asfaltamento da avenida Nicola Imparato e canalização do córrego Olaria
Em reunião com mais de 300 moradores do Sítio Joaninha nesta terça-feira (22.02), o prefeito José de Filippi Júnior, ao lado de vários secretários, anunciou um pacote de melhoramentos.
Eles envolvem, acima de tudo, investimentos em obras de infraestrutura e em políticas sociais no bairro de Diadema.
Já em março vão começar, em primeiro lugar, as obras de canalização do córrego Olaria e de pavimentação da avenida Nicola Imparato.
Nessa última haverá implantação de guias e sarjetas, com término previsto para julho.
O prefeito disse, além disso, que, caso haja necessidade da remoção de famílias, “nós vamos indenizar com o preço justo”.
Uma alternativa é, da mesma forma, o pagamento de aluguel às famílias removidas até a conclusão da nova moradia em outro local.
“Nós não vamos deixar as pessoas sem direito à moradia”, assegurou, por exemplo.
Na Educação foi anunciada a construção de creche no bairro para atender a 100 crianças. E os alunos matriculados nas escolas da Vila Paulina terão a garantia do transporte escolar.
Filippi disse aos moradores que a Prefeitura está comprando 20 ônibus destinados ao transporte de alunos de Diadema.
Além disso, será instalado no bairro um dos pólos do projeto Adolescente Aprendiz.
Quanto à regularização do núcleo para a obtenção das escrituras dos terrenos, o prefeito alertou que o processo aprovado junto ao Programa de Recuperação de Interesse Social prevê a construção de 300 moradias.
Mas destacou que o último levantamento mostra mais de mil famílias residindo no Joaninha.
Mais casas
A Prefeitura vai negociar retificação para aumentar o número de casas a ser construídas.
Filippi explicou que as intervenções em área de manancial – como é o caso do bairro – precisam de aval do Ministério Público e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
“Se a gente transgredir as questões ambientais, vai ter problema pra vocês terem o título”, avisou.
O plano de ações também prevê a implantação do projeto Cultura na Rua, com atividades a cargo de arte-educadores, a melhora no itinerário dos ônibus e a troca das luminárias queimadas para aumentar a segurança.
Também está prevista a construção de um equipamento multiuso para abrigar atividades esportivas, culturais e de integração da comunidade.
Ao final, o prefeito se colocou à disposição e disse que estará visitando o bairro para acompanhar as mudanças que vão aumentar a qualidade de vida dos moradores.
“São transformações para melhor e vamos atender o desejo do Irmão Raimundo, que prefere chamar o bairro de Vila Joaninha, e não de sítio”, finalizou.