O governador João Doria homenageou, na sexta-feira (18.02), Miro Latansio Tsai, a pessoa mais jovem do mundo a identificar asteroides.
Em visita ao Museu Catavento, Doria, portanto, entregou uma placa em homenagem ao pequeno cientista.
O menino descobriu 15 corpos celestes aprovados pelo Internacional Astronomical Search Collaboration (IASC).
Posteriormente, serão, por exemplo, confirmados pela Agência Espacial Americana (NASA).
Na ocasião, o Governador também o presenteou, além disso, com um telescópio.
“São Paulo é o Estado que mais apoia e mais investe na ciência, especialmente quando o assunto é o aprendizado de jovens e futuros cientistas”, disse, em resumo, Doria.
Depois, acrescentou: “Como é o caso do nosso Miro, que tem cinco aninhos de idade e já descobriu 15 asteroides, a ponto de ser homenageado pela Nasa”.
Durante a pandemia, os pais de Miro conheceram o projeto Caça Asteroides e inscreveram o filho.
O intuito do programa é mapear constantemente o céu em busca de objetos próximos que possam apresentar risco de colisão com a Terra.
Com aptidão para manusear o programa, o menino localizou, entre outubro e novembro de 2021, 15 corpos celestes nunca antes vistos.
Natural de São Paulo, Miro preferia os museus aos parquinhos desde pequeno.
Segundo a mãe do menino, Carla Latansio, aos dois anos, quando ele chegou no Museu Catavento, já começou a citar os nomes de todos os planetas do Sistema Solar.
Isso mesmo sem nunca ter estudado o assunto.
O pequeno prodígio também é fluente em inglês e está, da mesma forma, aprendendo mandarim com o pai, Jack Tsai.
Sobre o Museu Catavento
Inaugurado em março de 2009, a missão do Museu Catavento é, acima de tudo, aproximar crianças, jovens e adultos do universo da ciência.
Além disso, despertar a curiosidade, e transmitir conhecimentos básicos e valores sociais por meio de exposições interativas e atraentes, com linguagem simples e acessível.
O museu possui, por exemplo, 250 instalações em 12 mil m² de área expositiva, que são divididas em quatro grandes seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade.
Cerca de 6 milhões de visitantes já foram atendidos pelo museu, no Palácio das Indústrias, um dos edifícios históricos mais importantes da cidade de São Paulo.
O prédio, em concluisão, foi inaugurado em 1924, originalmente como local de exposições.