Na segunda-feira (21.02) será comemorado o Dia do Imigrante Italiano.
A data marca a chegada do navio La Sofia, em 1874, em Vitória, trazendo os primeiros imigrantes italianos com o sonho de uma nova vida no Brasil.
Até 1920, 7 milhões de italianos desembarcaram no País e muitos imigrantes partiram rumo às fazendas para trabalhar nas plantações de café.
Com o passar do tempo, eles perceberam que o retorno nas lavouras era lento e parte deles foi para as cidades e passou a atuar em fábricas e nos serviços urbanos.
Atualmente, o Brasil abriga mais de 30 milhões de descentes de italianos, número que coloca o país no topo da lista de nações com a maior
quantidade de pessoas que possuem alguma ligação com a Itália.
Para difundir a importância dos italianos para o desenvolvimento econômico do Brasil, das influências culturais de seus descendentes e como forma de apoiar os imigrantes italianos que chegaram à região, há 121 anos foi criada a Società Italiana di Mutuo Soccorso Savoia, hoje Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André.
“Devemos ressaltar sempre a importância que a comunidade italiana tem na construção da história de nosso país, além de celebrar a relação do Brasil com a Itália”, destaca o presidente da entidade, Etel Benatti.