Com a realização do primeiro Dia D de vacinação contra a Covid-19 de 2022, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ultrapassou a marca de 795 mil doses aplicadas na cidade.
Segundo balanço do Programa Municipal de Imunização, nesse sábado (29), mesmo com chuva forte em alguns momentos do dia, as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) aplicaram 5.947 doses do imunizante, sendo 1.640 delas em crianças de 5 a 11 anos e outras 4.307 no público acima de 12 anos.
Somando essas doses aos números acumulados do Vacinômetro, já foram aplicadas na cidade 795.782 doses, sendo 339.504 primeiras doses, 306.188 segundas doses, 123.998 terceiras doses, 27 doses adicionais de reforço, 10.239 doses únicas e 15.826 doses infantis (o que representa uma cobertura vacinal de 36%).
“Foi um dia de campanha muito tranquilo e com uma boa adesão da população”, disse Ferla Cirino, coordenadora do Programa Municipal de Imunização.
Já Cristiane Lopes, assessora da Coordenação da Atenção Básica parabenizou as equipes pelos números alcançados.
“Agradecemos o empenho de todas as UBS na data de hoje. Sábado foi um sucesso apesar da chuva. Estamos juntos pelo combate à Covid-19”, afirmou.
A vacinação retoma, além disso, na segunda-feira (31), nas 20 Unidades Básicas de Saúde, das 8h30 às 16h.
A novidade é que já na segunda-feira (31), a SMS passa a contar com quatro unidades para vacinar o munícipe de Diadema até às 18h.
São elas: Centro, Serraria, Paineiras e Promissão. “Essa é mais uma estratégia implantada para ampliar a vacinação, principalmente daqueles que trabalham ou estudam e que não conseguem chegar até às 16h nos postos de vacinação”, explica Dra Rejane Calixto, secretária municipal da saúde.
Crianças vacinadas
A moradora do Centro, Jaqueline Andrade, aproveitou, da mesma forma, o período da manhã para levar os filhos gêmeos, Pedro e Heitor, de 8 anos, até à UBS Centro.
“Tive Covid-19 e fiquei ruim. Não via a hora de vacinar os meninos. Dá uma sensação de liberdade, de dever cumprido, de alívio”, afirmou, por exemplo.
Já na UBS Paineiras, o papai Edson Araújo levou o filho Fabrício, para receber o imunizante.
Os dois, acima de tudo, ainda encorajaram a próxima criança da fila que estava com medo de receber a vacina.
“Não doeu nada, já tomei a vacina. Olha, pode tomar também”, encorajou Fabrício.
Para alegria do pai, Jefferson Raimundo Constante, o pequeno Gustavo Santana Constante, de apenas cinco anos, foi outro que demonstrou coragem na hora de receber a vacina.
“Falei que sou forte e corajoso! Não chorei e nem doeu”, afirmou ao levantar a manga da camiseta para mostrar onde o imunizante foi aplicado.
Viviane Mesquita Carvalho Silva levou a família toda para a unidade. Os irmãos Arthur (10 anos) e Theo (6 anos), foram imunizados.
Já Dante (3 anos) ficou só fazendo companhia para os irmãos, pois a vacina ainda não foi autorizada pela Anvisa para essa faixa etária.
“Trabalho no Quarteirão da Saúde, então quando chego em casa, fica aquela preocupação de passar algo para eles. Então tomo todos os cuidados, mas agora estou muito feliz de ter a oportunidade de vaciná-los. Com certeza dá um alívio, principalmente porque o mais novo tem asma, e mesmo ele ainda não sendo vacinado, por conta da limitação da idade, pelo menos o risco é menor, com os irmãos vacinados”, disse Viviane.
Campanha Municipal de Vacinação
A vacinação contra covid-19 em Diadema está liberada para todas as pessoas com mais de 12 anos.
Além da vacinação para os adultos e adolescentes, a cidade já está vacinando também contra a Covid-19 as crianças de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidades.
Para ser imunizado (D1, D2 ou D3), basta comparecer ao posto de vacinação e apresentar documento pessoal com foto (CNH ou RG) e CPF (tanto a versão física, digital e/ou a declaração impressa do site da Receita Federal).
Em caso de segunda ou terceira dose, é necessário apresentação do cartão de vacinação inicial (cor verde).
No caso das crianças, é necessário apresentação do comprovante de endereço em nome do pai ou responsável legal e da Caderneta de Vacinação de rotina.
Mas, para se vacinar pela primeira vez contra a covid-19 é necessário fazer o pré-cadastro no site: http://www.vacinaja.sp.gov.br.
Quem ainda não possui CPF – situação mais comum entre crianças e alguns adolescentes – deve providenciar antes de ir a um posto de vacinação.
Os dados de vacinação são incluídos no sistema com a utilização do número do CPF do vacinado.
Assim, não é possível a aplicação da dose sem apresentação do documento.
Para solicitar o CPF é preciso, portanto, comparecer em uma das agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica ou dos Correios.
Menores de 16 anos precisam estar acompanhados por um responsável.
Menores de 18 anos também podem solicitar o CPF pelo link https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/inscricaopublica/inscricao.asp.
Confira, em conclusão, a lista dos endereços dos postos de vacinação em: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.