Imóvel fica, em primeiro lugar, na Avenida Sete de Setembro, em região privilegiada e de fácil acesso
Para que moradores de Diadema não precisem mais sair da cidade para passar por exames de corpo de delito, a Prefeitura já alugou um imóvel para abrigar o setor de perícias clínicas do IML Diadema.
A locação faz parte, acima de tudo, do acordo firmado em 2021 entre o município e o Estado para que o IML seja mantido na cidade.
O novo espaço, com localização privilegiada na região central (Avenida Sete de Setembro, 630), foi vistoriado e aprovado na tarde desta segunda-feira (24.01).
Fizeram a vistoria, portanto, o prefeito José de Filippi Júnior, o deputado estadual Márcio da Farmácia, e a deputada estadual Carla Morando.
Além disso, esteve com eles o secretário municipal de Segurança Cidadã, Benedito Mariano.
Falta assinar
Mas para que o local possa abrir as portas e começar a atender o público, falta apenas a assinatura do Termo de Convênio com a Secretaria Estadual de Segurança Pública.
“A permanência do IML na cidade é questão de honra para a Prefeitura. Foi muito difícil encontrar um imóvel com essas características, amplo, térreo, próximo do Fórum, da Delegacia da Mulher e do CDP. Agora, só depende do Governo do Estado”, disse, em rewsumo, o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior.
Durante as obras de reforma e modernização das antigas instalações do IML Diadema as autópsias continuarão sendo realizadas em São Bernardo do Campo.
O imóvel apresentado pela Prefeitura também foi aprovado por Márcio da Farmácia e Carla Morando.
Para melhorar o atendimento à população, ambos prometeram que vão cobrar maior agilidade dos órgãos estaduais no sentido de formalizar o convênio com a Prefeitura de Diadema.
Acordo conjunto
Em abril de 2021, representantes da Prefeitura e da Secretaria Estadual de Segurança Pública firmaram e tornaram público o seguinte acordo:
1. O Instituto Médico Legal de Diadema continuará, acima de tudo, na cidade.
2. O serviço de perícia e corpo de delito, que representa cerca de 80% do trabalho do IML, continuará sendo realizado em Diadema. Para isso, a Prefeitura se comprometeu a viabilizar um espaço novo para o funcionamento temporário deste serviço durante a reforma estrutural do prédio, onde hoje está localizado o IML de Diadema e o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que é coordenado pela PMD. A obra de reforma será responsabilidade da Prefeitura.
3. O serviço de necropsia passará a ser realizado pelo IML de São Bernardo do Campo até que se conclua a ampla reforma estrutural citada no item 2. Para que a população de Diadema não seja prejudicada, será feito um protocolo sobre o translado entre as duas cidades de responsabilidade da Prefeitura de Diadema.
4. No término da reforma, o serviço de necropsia voltará para o IML de Diadema.
5. Um novo termo de cooperação entre a Prefeitura de Diadema e a Secretaria de Segurança Pública, relativo ao IML, será elaborado. O documento vai, em conclusão, definir os compromissos das duas partes.