Mauá e São Bernardo entre as cidades que superaram o isolamento social

In ABCD On
- Updated

Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo é a ferramenta para neutralizar aglomerações

O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Regional e de Comunicação, informou nesta segunda-feira (13) os 12 municípios paulistas que superaram o índice de 60% de isolamento social. Na última quarta (8), o índice estadual era de 49%, enquanto na capital a taxa atingiu 51%.

Na ocasião, o Governador João Doria apresentou o Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo) para prevenção e combate ao coronavírus. A parceria com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM usa dados digitais para medir a adesão à quarentena em todo o Estado e também envia mensagens de alerta para regiões com maior incidência da COVID-19.

Com o Simi-SP, o Governo de São Paulo pode consultar informações georreferenciadas de mobilidade urbana em tempo real nos municípios paulistas. Para garantir a privacidade de cada cidadão, o monitoramento é feito com base em dados coletivos coletados em aglomerados a partir de 30 mil pessoas, o foco é identificar e neutralizar a mobilidade e estabelecimento não essenciais que desrespeitam a quarentena.

A análise estratégica digital indica possíveis ações de deslocamento e aponta a eficácia da quarentena em vigor desde 24 de março. A adesão considerada ideal para controlar a disseminação da COVID-19 é a partir de 70%. Os dados do isolamento em todas as regiões de São Paulo são divulgados em um boletim diário. Nesta segunda-feira (13) o relatório apontou os municípios com mais adesão à quarentena.

Os municípios paulistas que superaram o índice de isolamento social, são: São Vicente (68%); Mogi das Cruzes (64%); Suzano (63%); Guarujá (63%); Cotia (63%); Guarulhos (63%); Mauá (62%); Osasco (62%);  Rio Claro (61%); São José dos Campos (61%); Praia Grande (60%) e São Bernardo do Campo (60%).

Outras medidas

O Secretário Marco Vinholi (SDR) realizou ao longo da semana videoconferências com prefeitos das regiões administrativas para debater ações de contenção contra o conavírus.  Entre as medidas debatidas, estava a possível flexibilização da quarentena nas regiões. Os prefeitos expressaram a vontade dos pequenos comerciantes retornarem suas atividades.

“Neste momento não podemos afrouxar as decisões tomadas pelo Governo. Entendemos que o comércio precisa abrir, mas só vamos tomar essa decisão quando não houver risco para a população. A medida é difícil, mas necessária para salvar vidas”, afirmou o Secretário Vinholi.

Saúde

 Os hospitais administrados pelo Governo do Estado estão contratando 1.185 profissionais de saúde no estado de São Paulo.

– 210 enfermeiros, 50 fisioterapeutas, 20 agentes técnicos de saúde, 245 médicos e 30 oficiais de saúde, além de 630 técnicos de enfermagem. O contrato tem duração de 1 ano.

Além disso, o Governo aprovou, a nova campanha de orientação educativa de vigilância sanitária que passará a valer na terça-feira (14), a medida conta com 200 agentes da vigilância que deverão visitar estabelecimentos comerciais não essenciais que estão abertos para orientações sobre a quarentena.

O Governo Estadual, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Regional e de Comunicação, lançou ainda na última quinta-feira (09) um vídeo de conscientização e alerta para a importância do isolamento social. A campanha conta com mensagens semanais sobre as principais decisões do Estado durante a semana e as orientações do Secretário Marco Vinholi, para o interior paulista.

Nesta segunda-feira (13), o Governador João Doria anunciou em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, a nova campanha preventiva que deverá veicular a mensagem “Fique em Casa” com duração de 30 segundos nos principais meios de comunicação como rádio, Tv, entre outros, reforçando os cuidados com a quarentena.

Vale lembrar que o Governo Estadual adotou isolamento horizontal e a quarentena no estado deve durar até o próximo dia 22 abril.

You may also read!

“São Bernardo voltará a ser a cidade das indústrias”, afirma Luiz Fernando

O candidato a prefeito de São Bernardo Luiz Fernando (PT) esteve nesta sexta-feira (06.9) em assembleia interna na Empresa

Read More...

Ponte para o futuro: Flávia Morando destaca a construção de três viadutos em seu plano de governo

Prefeiturável do União Brasil revela que vai trabalhar por projetos de mobilidade urbana para eliminar gargalos no trânsito de

Read More...

Alex Manente fala sobre tecnologia do futuro e oportunidades de emprego a trabalhadores de São Bernardo

O candidato a prefeito de São Bernardo Alex Manente (Cidadania) visitou, nesta sexta-feira (06.9), a unidade de uma grande

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu