São Bernardo começa a vacinar crianças indígenas contra a Covid-19

In Canto do Joca On
- Updated
Fotos e vídeos: Omar Matsumoto/PMSBC

Até o momento, 11 crianças entre 5 e 11 anos de idade foram vacinadas nas tribos Guyrapa-ju e Yamandu Mirim

Há cerca de um ano, as equipes da Saúde de São Bernardo iniciavam a vacinação contra a Covid-19 de integrantes de diferentes tribos indígenas localizadas na região do Pós-balsa do município.

Nesta terça-feira (18.01), esses profissionais retornaram a essas áreas, próximo à represa Billings, para dar início à imunização de crianças indígenas, um dos grupos prioritários nesta primeira etapa da campanha.

A ação também está sendo usada, acima de tudo, para atualizar o esquema vacinal de adultos e adolescentes aldeados.

Até o momento, 11 crianças entre 5 e 11 anos de idade deste público-alvo foram, em primeiro lugar, vacinadas nas tribos Guyrapa-ju e Yamandu Mirim.

Brilho do Sol

Nos próximos dias, as equipes darão início, além disso, à imunização de crianças da Brilho do Sol, tribo também presente nas áreas do Pós-balsa.

Mãe de quatro filhos na Yamandu Mirim, Claudete Martins da Silva recepcionou a equipe de vacinação com entusiasmo.

“Agora, praticamente todos estão vacinados”, disse, em resumo. Isso porque três dos quatro irmãos, Iarley (11), Iarlisson (10) e Ketlin (13), já estão com a 1ª dose em dia.

“Como sabemos, a vacina foi um divisor de águas nessa luta contra o Coronavírus e, assim como ocorreu com os demais públicos-alvo, era aguardada com ansiedade pelo público infantil. A celeridade e rigor que tivemos durante a campanha serão mantidas nesta fase. Por isso retornamos às aldeias por essas crianças indígenas, pois é fundamental à saúde delas e de toda a tribo”, ressaltou, por exemplo, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.

Guyrapa-ju

Na tribo Guyrapa-ju a ansiedade pelo avanço da vacinação para os pequenos não era diferente.

Tanto que a sala de aula da aldeia foi preparada para a chegada da equipe, que logo realizou a aplicação em oito crianças.

Entre elas estavam as irmãs Milena e Rosana da Silva Souza Silveira, de 11 e 10 anos, respectivamente, que apoiaram uma à outra para diminuir o medo da agulha.

Para o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, contemplar o público infantil é fundamental para não contribuir para a disseminação do vírus e os possíveis agravamentos causados pela doença.

“Nossas equipes de Saúde têm se dedicado de todas as formas para ampliar o acesso e o esquema vacinal da população contra a Covid-19. As visitas aos grupos aldeados têm sido também ocasiões para avançar na aplicação dos adultos e adolescentes”, destacou, em suma.

Vacinação de crianças

A cada lote que chega à cidade, as doses são distribuídas conforme estratégia de imunização, seguindo os Planos Estadual e Nacional de Imunização.

Nesta primeira etapa da campanha, estão sendo priorizadas as crianças indígenas aldeadas, quilombolas, com comorbidade e deficiência permanente, cuja condição pode ser comprovada por meio de exames, atestado médico e receitas de medicamentos.

A aplicação das doses para este público está sendo feita nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 11h.

Isso por meio de agendamento prévio no portal www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus e no aplicativo São Bernardo na Palma da Mão.

Abastecimento

Até o momento, São Bernardo recebeu dois lotes de vacinas pediátricas, produzidas pela Pfizer.

O primeiro com 4.408 doses, na sexta-feira (14.01), e o segundo, recebido nesta terça (18.01), com 4.890 vacinas.

Ação cultural

Essa etapa da vacinação traz ainda o projeto “Espalhando Leitura”, com distribuição de livros infantis às crianças que foram às UBSs receber a 1ª dose da vacina.

Idealizada pela Secretaria de Cultura e Juventude da cidade, essa ação é itinerante e tem o objetivo de estimular a leitura e democratizar o acesso aos livros.

As crianças podem tanto ficar com o título, como doar a outra criança ou mesmo devolver para uma das bibliotecas municipais.

Mais informações sobre a vacinação e outras informações de São Bernardo, em conclusão, pel portal da Prefeitura: www.saobernardo.sp.gov.br

Ou, da mesma forma, acesse as redes sociais: www.facebook.com/prefsbcwww.instagram.com/pref_sbc.

You may also read!

SENNA MORTO: A manchete que eu jamais queria ter publicado

Joaquim Alessi Impossível esquecer cada mínimo detalhe daquele fatídico 1º de maio de 1994, mesmo decorridos 30 anos. Era, em primeiro

Read More...

Manutenção emergencial afeta abastecimento em São Bernardo, Diadema e parte de Santo André na noite desta terça (30.04)

Reparo em equipamento deve ser concluído na madrugada de quarta-feira (1º.05), com retomada gradativa da distribuição de água ao

Read More...

Paulinho aproveita rampa de skate e lança Gilvan

Joaquim Alessi Mais direto, impossível. Ao inaugurar o Parque Sérgio Cyrino da Silva, com sua monumental pista de Skate, o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu