Eleição ocorre em fevereiro durante reunião do Comugesan
O processo eleitoral para constituição do Conselho Gestor do Parque Natural do Pedroso chegou a uma nova etapa.
A partir de segunda-feira (17.01), o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan (Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André), abre as inscrições para que os moradores da cidade para que os moradores da cidade possam escolher os representantes da sociedade civil que irão compor o Conselho.
Os interessados deverão ser munícipes da cidade, residentes ou não no entorno do parque, e apresentar comprovante de residência.
As inscrições ocorrem a partir de 17.01 e vão até 11.02 e podem ser realizadas através de formulário eletrônico que será disponibilizado no link https://bit.ly/eleicaopedroso ou de forma presencial, na sede do Semasa ou no Parque do Pedroso, mediante agendamento prévio pelo telefone 4433-9059.
Os eleitores inscritos deverão comparecer no dia da eleição do Conselho, que ocorrerá em 15 de fevereiro, durante a primeira reunião ordinária do Comugesan (a reunião e a votação ocorrerão de forma presencial ou virtual, conforme as diretrizes de saúde vigentes na ocasião).
Foram quatro entidades inscritas e os vencedores da eleição vão compor o grupo gestor da Unidade de Conservação – que terá seis representantes, sendo três do poder público e três da sociedade civil.
As entidades que estão concorrendo à eleição são:
• Segmento I: Entidades culturais que desenvolvem atividades na unidade de conservação.
o Santuário Nacional de Umbanda
• Segmento II: Associações de moradores residentes no entorno do Parque Natural do Pedroso.
o Coletivo Amigos do Pedroso
• Segmento II: Organização não-governamental com especialização em conservação de áreas protegidas ou entidade de pesquisa científica.
o Universidade Federal do ABC
o Faculdade de Medicina do ABC
O Parque Natural Municipal do Pedroso é uma Unidade de Conservação e é o maior espaço ambiental protegido da cidade. O local é formado por um maciço vegetal de Mata Atlântica e abriga dezenas de espécies de plantas e animais. O parque também possui estrutura de lazer utilizada, principalmente, pelos moradores dos bairros próximos como Jardim Santo André, Recreio da Borda do Campo e Parque Miami.
O Conselho Gestor será presidido pelo órgão responsável pelo parque, o Semasa e, junto de seus conselheiros, será responsável por discutir, analisar e fomentar políticas públicas para o espaço em consonância com as legislações ambientais vigentes e o Plano de Manejo do parque.