Medida amplia capacidade do acolhimento dos sintomáticos de Influenza e Covid-19 nos equipamentos públicos do município
Com a crescente de casos de Influenza, a Prefeitura de São Bernardo iniciou, nesta quarta-feira (05.01), nova forma de atendimento.
É o atendimento exclusivo para sintomáticos gripais também nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A medida amplia, em primeiro lugar, a capacidade do acolhimento para 45 equipamentos da rede municipal.
Ela soma ainda, além disso, as 9 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), o Pronto Atendimento do Taboão e os 2 Centros Comunitários de Covid-19.
Segundo o prefeito Orlando Morando, a ação tem o objetivo de proporcionar resposta mais rápida aos sintomáticos gripais que procuram as Unidades de Saúde.
“O surto destas doenças dobrou o volume de pacientes em nossa rede de urgência e emergência. Para absorver toda essa demanda, viabilizamos mais salas exclusivas de atendimento destes sintomáticos também nas 33 UBSs. Isso vai ajudar a diluir o fluxo de pessoas e evitar aglomeração em meio à pandemia de Covid-19 e de novos casos da variante ômicron”, destacou.
O acesso às UBSs de pessoas com sintomas de gripe será por uma entrada distinta, para evitar contaminação com demais pacientes, que vão para tomar a vacina, por exemplo.
O funcionamento das salas estará atrelado ao horário de expediente de cada unidade, conforme explica o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.
“Temos 20 UBSs que funcionam das 7h às 22h e as demais das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira”, disse, da mesma forma, o secretário.
Além disso, destacou: “As 9 UPAs e o PA do Taboão funcionam 24h, todos os dias. A população pode se encaminhar a qualquer uma destas unidades para o acolhimento”.
Atendimento online
O município também oferta plataforma de atendimento online para casos de Covid-19, que pode auxiliar na tomada de decisões, antes de procurar uma unidade de Saúde.
Basta acessar o portal da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br, no botão: “Perguntas sobre o Coronavírus?”).
“Essa ferramenta vai auxiliar no primeiro atendimento e ajudar nas dúvidas em casos onde a pessoa está sem saber se procura ou não um posto de saúde”, complementou, em conclusão, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.