Etecs de todo o Estado serão beneficiadas pelo PDDE Paulista

In Canto do Joca On
- Updated
Recursos permitirão que escolas resolvam pequenos problemas do dia a dia com mais rapidez. Foto: Gastão Guedes/Divulgação

Aderindo ao programa do Governo do Estado de São Paulo, unidades podem obter recursos para solucionar problemas do dia a dia com mais rapidez

O Centro Paula Souza (CPS) está preparando os detalhes para que as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) possam receber recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola, o PDDE Paulista.

Aderindo, as unidades podem obter recursos de até R$ 100 mil ao ano para executar manutenção e pequenos reparos, aquisição de equipamentos e materiais e apoio a ações pedagógicas.

O dinheiro é liberado e pode ser empregado com menos burocracia, embora a prestação de contas seja obrigatória.

Um grupo de trabalho está orientando as providências necessárias à efetivação do PDDE Paulista.

O grupo é responsável, por exemplo, pela preparação das orientações a serem encaminhadas às Associações de Pais e Mestres (APMs) das Etecs, que ficarão encarregadas do uso desses recursos.

“Nós já estamos recebendo e conferindo a documentação enviada pelas APMs”, afirma o chefe de gabinete do CPS, Armando Natal Maurício.

O PDDE Paulista é um programa do Governo do Estado de São Paulo.

Implementado inicialmente na Secretaria estadual da Educação, com o objetivo de prestar assistência financeira suplementar às escolas públicas da educação básica da rede estadual.

O objetivo é promover melhorias na infraestrutura física e pedagógica, com vistas a fortalecer a participação da comunidade e a autogestão escolar.

Computadores

A mesma lei que permitiu a adesão do CPS ao PDDE Paulista incluiu as Etecs e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) na lei estadual 11.498/2003.

Ela trata de Programas de Formação Continuada.

O primeiro impacto dessa medida será a possibilidade de os professores receberem R$ 2 mil para a compra de notebooks ou desktops.

Inicialmente, poderão ser beneficiados cerca de 12 mil educadores com uma previsão de investimento de R$ 24 milhões.

Os recursos serão liberados, portanto, em 2022.

Em setembro de 2021, o governador João Doria anunciou, da mesma forma, investimentos nas Etecs e Fatecs da ordem de R$ 145 milhões.

Isso para compra de kits para o ensino híbrido, montagem de Salas de Integração Criativa com Espaços Maker e obras e reformas em unidades do CPS.

Na mesma ocasião foi anunciada a possibilidade de adesão do CPS ao PDDE Paulista e à lei que permite a compra de computadores.

Para que essas duas últimas novidades pudessem ser implementadas, Doria encaminhou à Assembleia projeto de lei, aprovado em outubro, em conclusão.

You may also read!

No Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, BRK destaca a importância da diversidade para o avanço do saneamento

Data, celebrada em 23 de junho, reforça a relevância da participação feminina em uma profissão ainda majoritariamente ocupada por

Read More...

Santo André fortalece resiliência com novo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres

Estrutura reúne monitoramento em tempo real, diversas tecnologias e inteligência artificial para ampliar prevenção e resposta a eventos extremos A

Read More...

Diadema cria comissão intersetorial para acompanhar o Plano Municipal pela Primeira Infância

Grupo acompanhará, em primeiro lugar, implementação, além de monitorar o cumprimento das metas e estratégias e avaliar resultados do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu