Projeto de escola municipal de São Caetano com nome da mãe de Auricchio conquista prêmio de arquitetura

In Educação On
- Updated
Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS

Referência na qualidade pedagógica, o ensino municipal de São Caetano do Sul agora também é, da mesma forma, modelo de qualidade arquitetônica.

O projeto da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Cleide Rosa Auricchio foi um dos vencedores da Premiação IABsp 2021.

O nome da escola é uma homenagem à mãe do tetraprefeito José Auricchio Júnior. Ela foi inaugurada pelo prefeito Tite Campanella.

O prêmio é, acima de tudo, concedido pelo renomado Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo.

Segundo o secretário de Educação, Fabricio Faria, a preocupação com a arquitetura da escola está intimamente ligada com a qualidade do ensino oferecida.

“Em nossas escolas, procuramos proporcionar às crianças um espaço seguro, confortável e agradável para que o aprendizado aconteça em sua máxima potencialidade. A EMEI Cleide Rosa Auricchio trouxe um novo parâmetro que nos servirá de inspiração para escolas futuras”, explicou o secretário.

“Esse prêmio nos engrandece e principalmente mostra que a Educação de São Caetano do Sul se preocupa com cada detalhe para o melhor atendimento de nossas crianças. É sempre um grande orgulho para nossa cidade receber um prêmio e principalmente quando se trata de uma obra para nossa educação. A EMEI Cleide Rosa Auricchio é, sem dúvida, uma das mais belas escolas públicas de educação infantil do nosso país”, complementou Fabricio Faria.

O anúncio dos vencedores ocorreu em cerimônia transmitida ao vivo pelo IABsp no Youtube, na quarta-feira (15.12).

Dentre 240 inscritos foram escolhidos 29 vencedores no Estado de São Paulo.

Agora, ele partem para a disputa da primeira edição nacional da Premiação IAB, que celebra o centenário do Instituto dos Arquitetos do Brasil.

É a primeira vez que o tradicional prêmio do instituto, organizado desde 1967 em nível estadual, ganha uma edição estadual unificada.

A cerimônia de premiação nacional ocorrerá em janeiro de 2022.

Modelo de sustentabilidade

O projeto da EMEI Cleide Rosa Auricchio, de autoria do Escritório Carolina Penna Arquitetos, foi elaborado sob o conceito de escola-parque, integrando a unidade escolar à Praça Luiz Olinto Tortorello.

Além da integração da escola com a área verde do parque, a construção obedece a 15 medidas de sustentabilidade urbana, atendendo os requisitos do Programa Município VerdeAzul, do Governo do Estado de São Paulo.

A atenção ambiental está presente, por exemplo, na acessibilidade universal, plantio de espécies nativas, ventilação e iluminação natural, uso de economizadores de água nas torneiras e pavimentação permeável, entre outras medidas.

You may also read!

Paranapiacaba e Parque Andreense terão chegada do Papai Noel e Feira de Presépios

Região receberá atrações natalinas, em primeiro lugar, a partir deste sábado (13.12) O clima natalino vai contagiar, portanto os moradores

Read More...

Prefeitura de Mauá oferece 300 vagas de emprego para a próxima semana

Interessados devem procurar a Casa do Trabalhador munidos de documentação As festas de fim de ano estão se aproximando, mas

Read More...

Primeira-dama de Santo André, Jessica Roberta, entrega 26 mil itens a 22 instituições parceiras do Fundo Social de Solidariedade

A primeira-dama de Santo André e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Jessica Roberta, comandou nesta sexta-feira (12.12), em

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu