Conheça o time de curadores da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes

In Canto do Joca On
- Updated

Cinco profissionais integram a equipe de curadores do evento que acontece de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato híbrido – presencial e online – e abre o calendário audiovisual brasileiro

Reconhecida como principal vitrine de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo, a Mostra de Cinema de Tiradentes chega a sua 25ª edição, de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato híbrido, com atividades em formato presencialna histórica cidade mineira, e virtual, através do site mostratiradentes.com.br. Com uma programação que inclui filmes instigantes e inventivos e discussões tão pertinentes quanto desafiadoras, o evento conta com atuação de uma equipe curatorial formada por cinco profissionais do audiovisual divididos em coordenação curatorial, curadoria de longas e curadoria de curtas.

Como nas últimas edições, os profissionais estão atuando de forma integrada e colaborativa entre os comitês de seleção e a organização do evento. Além da atribuição principal de selecionar os filmes – longas e curtas brasileiros produzidos a partir de 2021, os curadores têm como responsabilidade propor diretrizes conceituais, homenagem, temática central que norteará a edição do evento, indicar nomes para integrar o Programa de Formação Audiovisual – oficinas, masterclass, workshops e os debates conceituais e os de filmes e, ainda, os integrantes do Júri Oficial.

Além da equipe de curadores da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes, a Universo Produção já está trabalhando para trazer ao Brasil, exclusivamente para o evento, profissionais internacionais – curadores, programadores, críticos de cinema que estão ávidos para conhecer a nova safra da produção audiovisual brasileira.

Conheça o time de curadores da 25ª Mostra Tiradentes:

FRANCIS VOGNER DOS REIS | COORDENAÇÃO CURATORIAL E CURADORIA DE LONGAS

Em 2022, Francis Vogner dos Reis segue na equipe de curadores da Mostra de Cinema de Tiradentes assinando a coordenação curatorial e a curadoria de longas. Mestre em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP, crítico de cinema; foi colaborador de diversas revistas brasileiras e estrangeiras, entre elas a revista Cinética. É coordenador curatorial da Mostra de Cinema de Tiradentes e atualmente integra as equipes de curadoria da CineOP e da CineBH. Pelo CCBB, fez a curadoria das Mostras Jacques Rivette, Nova Hollywood e Jerry Lewis. É coautor, com Jean-Claude Bernardet, da segunda edição de “O autor no cinema”. É roteirista do filme “O Jogo das Decapitações”, de Sergio Bianchi, corroteirista de “O Último Trago”, de Pedro Diógenes, Luiz Pretti e Ricardo Pretti, e “Os Sonâmbulos”, de Tiago Mata Machado. É diretor de “A Máquina Infernal” (2021).

Francis é o responsável pela coordenação geral do trabalho curatorial – integrando pensamentos, sugestões e ideias entre a curadoria e a organização do evento, definir e formatar a temática, a homenagem, os participantes dos debates e do Júri Oficial, acompanhar e coordenar o processo de seleção de curtas e às discussões entre as equipes de curtas e longas e a Universo Produção, além de participar da curadoria de longas.

LILA FOSTER | CURADORIA DE LONGAS

Novamente, Lila Foster assina a curadoria de longas da Mostra Tiradentes. Ao lado de Francis Vogner dos Reis, a dupla será responsável pela seleção dos longas-metragens que integrarão a Mostra Mostras Temáticas e as Competitivas, sendo a Mostra Aurora – em que os filmes serão avaliados pelo Júri Oficial; e Mostra Olhos Livres, a ser avaliada pelo Júri Jovem. Além disso, Lila também participa das discussões sobre a formatação e definição da temática, homenagem e programação.

Lila Foster é pesquisadora, curadora e preservacionista audiovisual. Desde 2017, integra a equipe de programação da Mostra de Cinema de Tiradentes. Nos últimos anos, participou como programadora dos festivais Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super-8 de Curitiba, (S8) Mostra de Cinema Periférico (LaCoruña, Espanha), Fica– Festival Internacional de Cinema Ambiental, Goiânia Mostra Curtas e Mostra de Ouro Preto. Como pesquisadora, seu trabalho concentra-se na produção amadora e experimental no Brasil, investigação publicada em revistas como Film History (EUA), Aniki (Portugal), Vivomatografias (Argentina), Significação (Brasil), entre outras.

CURADORIA DE CURTAS | CAMILA VIEIRA, FELIPE ANDRÉ SILVA E TATIANA CARVALHO COSTA

Repetindo a formação da última edição, a curadoria de curtas da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes é composta por Camila Vieira, Felipe André Silva e Tatiana Carvalho Costa. Eles são responsáveis pela seleção dos curtas-metragens da programação – mostras temáticas e competitiva – Mostra Foco que será avaliada pelo Júri Oficial – além de participação opinativa junto a direção curatorial na definição e formatação da temática, homenagem e demais aspectos da programação. 

Camila Vieira é pesquisadora, crítica e curadora de cinema. Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pesquisa em cinema contemporâneo brasileiro. Integra as equipes de curadoria de curtas da Mostra de Cinema de Tiradentes e da CineOP. É co-organizadora e uma das autoras do livro Mulheres atrás das câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 a 2018, que foi finalista na categoria Ensaios-Artes do 62º Prêmio Jabuti, em 2020. É professora de cursos livres em cinema, com ênfase em curadoria, cineclube e história do cinema. Colabora atualmente como crítica e editora da revista eletrônica Multiplot.

Felipe André Silva é cineasta, escritor e curador. No cinema dirigiu, entre outros, os longas “Santa Mônica” (2015), e “Passou” (2020), e os curtas “Cinema Contemporâneo” (2019) e “Park Slope” (2021). Atuou também como produtor e preparador de elenco em diversos projetos, e colaborou como curador no Janela Internacional de Cinema do Recife (2018-2019) e Recifest (2021). Como crítico, colabora com o site Leituras.org e com a Revista Cinética.

Tatiana Carvalho Costa é pesquisadora e professora. Docente no curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte. Doutoranda em Comunicação Social no PPGCom/UFMG, onde participa dos grupos de pesquisa Coragem –Comunicação, Raça e Gênero – e Poéticas da Experiência. É conselheira da APAN e integrante do FICINE – Fórum Itinerante do Cinema Negro.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 25ª edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br.

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

link para fotos

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web:  mostratiradentes.com.br

No Instagram@universoproducao    No YoutubeUniverso Produção

No Twitter@universoprod    No Facebookmostratiradentes / universoproducao 

No LinkedInuniverso-produção

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu