Na última sexta-feira de novembro (26) acontece a Black Friday, que já faz parte da agenda de datas comemorativas do varejo e abre a temporada de vendas de fim de ano.
Semelhante à campanha desenvolvida nos Estados Unidos, a ação é conhecida pelos descontos oferecidos pelos lojistas.
“É bom para os dois lados, para o empresário que tem a oportunidade de desovar estoques e alavancar as vendas e para o consumidor que busca o melhor preço”, explica, em resumo, Valter Moura, presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo).
Expectativa positiva
Em São Bernardo, a expectativa é, acima de tudo, positiva.
“Há um otimismo entre os lojistas e o consumidor também tende a fazer compra. No entanto, podemos considerar que será um consumo moderado. No geral, as pessoas não estão com folga financeira para gastar”, acrescentou Moura.
Segundo o dirigente, o comércio eletrônico é o que deve apresentar maior crescimento, mas as lojas físicas também embarcaram nessa onda.
“Aliás, o comércio já começou a oferecer promoções desde o início do mês. Ou seja, novembro inteiro. Porém, acredito que o comércio vai eleger alguns itens mais chamativos para a promoção porque o setor ainda vem de uma fase muito difícil e tenta se recuperar”, diz, da mesma forma.
De acordo com ele, a tendência dos maiores descontos deve acontecer para aparelhos eletrônicos, itens da linha branca, eletrodomésticos e vestuário.
“No entanto, acreditamos que o Natal ainda é a data mais expressiva para o movimento do comércio. Sem contar que o consumidor espera o 13º salário para, também, usar nesta data. E muitos serão pagos após a Black Friday”, finaliza o presidente da ACISBEC.
Protocolo e flexibilização
Com o fim das restrições de horário e de público no comércio de São Bernardo, anunciado pela Prefeitura desde 05.11), o movimento no comércio tende a melhorar ainda mais, segundo Moura.
O uso da máscara continua obrigatório, da mesma forma, tanto em locais públicos quanto nos privados.
O presidente da Associação alerta que os lojistas e consumidores devem ter consciência sobre todas as medidas de prevenção ao coronavírus.
Além da máscara, disponibilizar, em conclusao, álcool gel e evitar aglomerações nos estabelecimentos.