Coop ganha prêmio nacional com ações de marketing de relacionamento com o cliente

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Elisabete Boscardin, coordenadora de CRM da Coop, exibe os prêmios/Divulgação

Na pandemia da Covid-19, as empresas precisaram se reinventar para manter o relacionamento com os clientes e, ao mesmo tempo, impactá-los positivamente.

Foi, acima de tudo, um período em que a criatividade foi colocada em xeque.

A Coop, por exemplo, conseguiu inovar, e duas ações de CRM (Customer Relationship Management), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, foram contempladas na 27ª edição do prêmio ABEMD (Associação Brasileira de Marketing de Dados), um dos mais tradicionais e importantes prêmios de marketing de dados do Brasil. 

Segundo Elisabete Boscardin, coordenadora de CRM da Coop, os prêmios ratificam todo o trabalho e esforço que a empresa sempre realizou em prol dos cooperados.

A área responde, em primeiro lugar, diretamente pelo atendimento ao cliente, jornada de comunicação com o cooperado, campanhas e análises do perfil comportamental.

Cinema em Casa

Uma das campanhas premiadas foi Cinema em casa, que levou o troféu de prata.

“De repente, com a pandemia, muitas pessoas precisaram transformar suas casas em escritórios. Por isso, em parceria com a agência DTM, idealizamos a campanha, em junho do ano passado, propondo em seu conteúdo dicas de entretenimento em casa e também aproveitando o mote de ser o mês do cinema brasileiro”, explica, em resumo, Elisabete.

A segmentação proposta para essa campanha foi o envio de comunicação aos cooperados interessados em eventos culturais, a partir da clusterização oferecida pela plataforma PeopleScope.

Ela segmenta a base da Coop por meio de análises de geomarketing com variáveis atitudinais.

Durante 30 dias, a ação abordou, portanto, 8 mil cooperados, que trouxeram uma conversão de 85%.

Verão pede cervejas especiais

A outra campanha premiada com troféu de bronze, na categoria digital I cross sell e up sell, foi Verão pede cervejas especiais.

Ela foi realizada no período de 1° a 28 de fevereiro deste ano.

A estratégia foi a segmentação de cooperados utilizando a clusterização de cerveja premium, modelo gerado para a Coop a partir do estudo de comportamento dos cooperados da base. 

A ação alcançou 18 mil cooperados, proporcionando 34% do incremento total gerado por 10 campanhas do mesmo canal naquele mês.

Em relação ao histórico de consumo nos seis meses anteriores à campanha, o grupo abordado apresentou um salto de 11,1% para 16% em relação ao consumo de cervejas pilsen, e de 13,7% para 19,3% em relação a cervejas premium. 

Atualmente a Coop possui cerca de 6 mil colaboradores diretos, mais de 900 mil cooperados ativos e 31 lojas de supermercado.

São 23 no ABCD, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí, três postos de combustíveis e 79 drogarias em operação.

Por ser cooperativa, seu principal objetivo é, em conclusão, oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.

Site: https://www.portalcoop.com.br

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