Ao final, adolescentes que criarem e liderarem projetos voltados ao lazer e esporte receberão bolsa de R$ 450
Cerca de 200 jovens, que cumprem ou cumpriram medida socioeducativa na Fundação CASA, já estão participando de um curso de capacitação.
É realizado, acima de tudo, graças a uma parceria entre a Instituição e a OSC ACER Brasil.
O objetivo do curso, que deve ser concluído pelos adolescentes em novembro, é capacitar e incentivar o protagonismo dos jovens.
Isso, oferecendo ferramentas para a criação de ações voltadas à prática de atividades de lazer e esporte.
Elas devem incentivar a movimentação do corpo, como jogos, circuitos de atividades, partidas de futebol, dentre outros.
Para isso, os jovens que concluírem o curso, criarem e liderarem essas iniciativas, tanto dentro quanto após sair da Fundação, receberão bolsa-auxílio.
Ela é única, no valor de R$ 450,00, e eles também ganharão, além disso, uma camiseta do projeto para realizar as ações.
Para auxiliar os jovens em todo esse processo, os profissionais de educação física da Gerência de Educação Física e Esporte (GEFESP) da Fundação CASA também estão, da mesma forma, participando de um processo formativo.
A capacitação ocorrerá por meio da mesma plataforma dos adolescentes e também será concluída em novembro.
Para o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, a participação dos jovens é uma forma de incentivar o empreendedorismo.
“Temos muitos jovens que têm o sonho de serem esportistas, principalmente jogadores de futebol. Com esse projeto, podemos em parte viabilizar um pouco desse sonho, mostrando que a área da educação física tem oportunidades que, muitas vezes, eles nem imaginam. Isso é muito positivo, e traz benefícios para o corpo e para a autoestima desses adolescentes”, disse, em conclusão.