Nova forma de consumo influencia na abertura de contas em bancos digitais

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Agilidade dos bancos digitais em se adaptar aos novos tempos é diferencial para a adesão dos clientes

As transformações causadas ou aceleradas pela pandemia impactaram na vida financeira dos consumidores, que buscam mais praticidade e tecnologia na hora de ir às compras. 

É o que mostra um estudo do Instituto Locomotiva em parceria com a TecBan, no qual 42% dos brasileiros declararam possuir conta em bancos digitais. A quantidade se aproxima dos 49% da população que é cliente de bancos tradicionais ou grandes instituições financeiras.

Antes da pandemia, apenas 24% da população possuía conta em banco, versus 91% atualmente.

31% dos brasileiros possuem conta tanto em bancos digitais quanto nos tradicionais. Apenas 11% contam apenas com os serviços bancários digitais. Deste percentual, 19% é representado pelos jovens de 18 a 29 anos.

O público jovem é, ainda, aquele que mais sabe o que é conta digital: 51% dos respondentes que afirmaram ter contas nesse tipo de banco se encontram nessa faixa etária. 

Embora a soberania dos bancos grandes e tradicionais não esteja ameaçada neste momento, o aumento do consumo online e o advento do Open Banking podem mudar o cenário nos próximos anos.

Consumo online e os bancos digitais

O e-commerce brasileiro bateu recorde de vendas no primeiro semestre de 2021 e atingiu a marca de 100 milhões de pedidos.

Foram gastos mais de R$ 53,4 bilhões, um crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior – que já havia sido o maior registrado na história, de acordo com o relatório Webshoppers, elaborado pela Ebit | Nielsen.

Após a experiência da pandemia, o consumidor pegou gosto pela comodidade do comércio eletrônico. Além de estar mais adaptado a essa modalidade, o cliente compra de forma mais recorrente e explora as diversas categorias de produtos.

Nesse sentido, os bancos digitais, que têm DNA mais inovador que seus concorrentes físicos, saem na frente nas facilidades oferecidas para as compras no e-commerce.

O acesso ao cartão de crédito, a implementação dos cartões virtuais, o reforço nas operações de segurança, as transações em live e o acompanhamento financeiro, possibilitado por tecnologias como APIs, nuvem, análise de dados, têm contribuído para o crescimento do setor. 

A chegada do Open Banking

O Open Banking é, acima de tudo, uma iniciativa criada pelo Banco Central que consiste no compartilhamento de informações bancárias entre diferentes instituições financeiras. Dessa forma, será possível oferecer soluções mais ágeis, acessíveis e personalizadas aos clientes. 

Os bancos digitais são, portanto, pioneiros na inovação, e estão atentos às possibilidades que o novo ecossistema vai trazer. 

Quando a implementação do Open Banking estiver concluída no país, com o compartilhamento de informações, o e-commerce poderá, por exemplo, evitar fraudes bancárias, oferecer novos meios de pagamento e aprimorar a experiência do consumidor.

A primeira novidade trazida pelo ecossistema aberto é o Pix, uma forma instantânea e sem custos de transferência de valores entre contas bancárias. 

A opção foi adotada como forma de pagamento pelos e-commerces, permitindo, em conclusão, que clientes que não são adeptos a cartões de crédito e que não podem aguardar a compensação dos boletos, concluam suas compras online. 

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