No Conversa com Bial desta sexta estará, acima de tudo, o casal de artistas brasileiros, que vive há anos EUA, Gracinha Leporace e Sérgio Mendes.
Gracinha Leporace é, em primeiro lugar, uma grande cantora brasileira.
E fez questão, portanto, de avisar aos amigos daqui, notadamente Guarabyra, de sua prsença nesta noite (27.08) na telinha do Brasil.
Afinal, ela apareceu na cena musical brasileira em 1965 integrando o Manifesto, grupo vocal e instrumental com o qual ela cantou ao lado de Guarabyra, Fernando Leporace, seu irmão, Guto Graça Mello e Mariozinho Rocha, a consagradora “Margarida”, de Guarabyra.
Isso foi exatamente com o Manifesto, no Festival Internacional da Canção de Globo em 1967. Gracinha foi eleita a melhor intérprete com “Canção de esperar você”, de seu irmão Fernando.
Além disso, venceu a fase nacional do II Festival Internacional da Canção, com “Margarida”, de Guarabyra, cantada pelo Manifesto, do qual também fazia parte.
Na fase internacional, “Margarida” ficou em segundo lugar, logo após Quincy Jones, classificado na segunda colocação como representante dos Estados Unidos. Gut, o Guarabyra, tinha 19 anos.
Falar sobre Sérgio Mendes, portanto, exigiria um livro, ou uma enciclopédia.
Sérgio Mendes
Mas, em resumo, Sérgio Mendes começou com o Sexteto Bossa Rio, gravando o disco Dance Moderno em 1961. Na Europa e EUA gravou vários álbuns com Cannonball Adderley e Herbie Mann, chegando a tocar no Carnegie Hall. Mudou-se para os EUA em 1964 e produziu dois álbuns sob o nome de Brasil ’64, com a Capitol Records e a Atlantic Records.
Foi nos Estados Unidos que começou o grupo Sérgio Mendes & Brasil 66, alcançando sucesso ao lançar “Mas que nada”, de Jorge Ben Jor, em versão Bossa Nova.
Em 1984 lançou o que seria outro grande sucesso: Never Gonna Let You Go, chegando a quarto lugar nas paradas. Pouco depois lançou o álbum Confetti, contendo entre outras músicas “Olympia”, feita para a Olimpíada de 1984, em Los Angeles.
Nos anos 90 criou a banda Brasil 99, com a qual gravou o disco Brasileiro, que, além de levá-lo de volta às paradas de sucesso, rendeu-lhe o Grammy de 1993 na categoria World Music,
Tem mais de trinta discos lançados, e um deles tem participações especiais de, entre outros, Stevie Wonder e Black Eyed Peas.
Encontro com Elvis
O encontro foi na temporada em que Elvis Presley se apresentava em Lake Tahoe, Nevada, no Midnight Show, em 1º de agosto de 1971.
No livro Os Arquivos de Elvis, diz o Wikipedia, há um erro gravíssimo na página 128, na qual em uma foto a descrição diz: “Paul Anka (direita) com seu empresário (centro) e Elvis em Las Vegas de 1972”.
Na verdade, a pessoa do centro da foto é Sergio Mendes.
Os únicos brasileiros famosos a conhecer Elvis pessoalmente foram Leny Eversob, Cauby Peixoto e Sérgio Mendes.
O Encontro com Elvis Presley e Cauby foi noticiado na Revista do Rádio em dezembro de 1956.
De resto, vale a pena ver a Conversa com Bial.