Intervenção faz parte do projeto de urbanização integrada da região, que vai recuperar áreas degradadas por assentamentos precários e eliminar condições de riscos
O prefeito Orlando Morando entregou na manhã deste sábado (07.08) 10 boxes comerciais que compõem projeto de urbanização integrada do Saracantan/Colina.
As unidades foram destinadas, em primeiro lugar, às famílias moradoras do loteamento e da área de entorno, fomentando o empreendedorismo como fonte de geração de renda.
A inauguração faz parte, acima de tudo, do calendário de festejos pelo aniversário da cidade, que completa 468 anos em 20 de agosto.
Cada box dispõe de área de 31,64 m² – considerando térreo e mezanino – e já conta com instalação hidráulica e elétrica. O centro comercial também dispõe de toalete comunitário feminino, masculino e especial, para pessoas com deficiência. O novo espaço de compras do bairro contará com três salões de beleza, casa do norte, lanchonete, bazar, loja de calçados, loja de roupas, distribuidora de água/ovos e uma loja de peças e acessórios de motos. O investimento em cada unidade foi de R$ 50.242,52.
Autonomia financeira
De acordo com o prefeito Orlando Morando, além de promover uma ampla transformação na região que circunda os córregos Saracantan e Colina, com obras estruturantes e projetos habitacionais, a Prefeitura também atua para auxiliar a população local a conquistar autonomia financeira.
“No passado essas pessoas foram removidas para execução das obras de urbanização e hoje estão recebendo seus boxes para início de novos negócios. Temos um grande conjunto de obras de infraestrutura e habitacionais nesta região, que vai trazer ainda mais qualidade de vida para a população. Desejo muita sorte e boas vendas aos novos comerciantes do Jardim Colina”, destacou o chefe do Executivo.
Moradora do condomínio Pedras Preciosas, a comerciante Marisa da Rocha Santana, de 41 anos, foi uma das contempladas pela entrega. “Há nove anos espero por este momento. Estou muito feliz em finalmente conseguir as chaves para começar meu negócio para venda de acessórios”, comemorou. Já para a comerciante Juraci Alves de Alvarenga, de 53 anos, o momento foi de emoção. “Estou muito emocionada, porque esperei muito tempo e graças a deus esse momento chegou”, disse.
Urbanização integrada
As obras de infraestrutura pública e de recuperação ambiental previstas no projeto de urbanização integrada da região englobam, além disso, a canalização do córrego Saracantan, urbanização de assentamentos irregulares, reformulação do sistema viário da região, construção do Centro Comercial Vanguarda (32 boxes) e melhorias habitacionais em 49 unidades.
A primeira etapa de obras foi concluída no dia 2 de julho, com presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. O conjunto de obras entregues englobaram o sistema viário de 500 metros da Avenida Luiz Pequini, a rotatória que liga esta via à Avenida Pery Ronchetti e o acesso ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Farina, a interligação da Avenida Wallace Simonsen e da Rua Rodolfo Primitz à Avenida Luiz Pequini, o novo sistema de sinalização por semáforos e a canalização parcial de 430 metros do Córrego Saracantan, beneficiando 1.757 famílias. O investimento nesta etapa, em conclusão, foi de R$ 25 milhões.