Usuário pode consultar débitos, emitir certidão negativa e até mesmo verificar a regularidade fiscal de estabelecimentos direto pelo aplicativo e portal do programa
Os canais digitais do Poupatempo oferecem três novas opções de serviços da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br e aplicativo Poupatempo Digital já é possível, portanto, emitir a Certidão Negativa de Débitos eletrônica.
Da mesma forma, realizar a consulta e emissão de guias para pagamento de dívidas ativas estaduais, como IPVA, ICMS e multas.
Além de verificar a regularidade fiscal de estabelecimentos comerciais, apenas informando o CNPJ, e assim checar se a empresa está com os impostos em dia.
“A Prodesp trabalha na expansão dos serviços digitais do Poupatempo, para que os cidadãos possam resolver suas pendências com maior conforto e segurança, sem sair de casa. Atualmente, o Poupatempo contabiliza 140 opções online, disponíveis para os usuários a qualquer hora e em qualquer lugar”, explica, em resumo, Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, que administra o Poupatempo.
Os serviços online representam cerca de 80% de toda a demanda do programa.
Pelos canais eletrônicos, o Poupatempo oferece autoatendimento para renovação de CNH, Licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho, seguro-desemprego, entre outros.
Além do agendamento de data e horário para quem precisa comparecer pessoalmente a um dos postos.
Eles também permitem que o usuário exclua seu agendamento, caso não seja possível comparecer no dia e horário marcados.
Basta clicar em ‘Meus Agendamentos’ e, em seguida, na opção ‘Excluir Agendamento’.
Dívidas protestadas
Os cidadãos que tiverem dívidas estaduais protestadas podem regularizar a situação diretamente pelo site da Central de Protesto (Cenprot) – www.protestosp.com.br.
Desde maio, a parceria entre a PGE e o IEPTB (Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil) disponibilizou a opção online para o cidadão não ir mais até o cartório para pagar dívidas.
A Prodesp foi a responsável pela implantação da interface de serviços que possibilitou a oferta de consultas de pagamentos online.
“Em tempos tão desafiadores, em que a tecnologia está 100% presente na vida da sociedade, trabalhamos em parceria com dezenas de órgãos públicos para oferecer soluções inovadoras. Nossa missão é manter os serviços do Estado e facilitar a vida da população”, destaca, em conclusão, André Arruda, presidente da Prodesp.