Saiba como executar corretamente a ligação de esgoto dos imóveis

In ABCD, Cidades On
- Updated
Tanque de Tratamento em Mauá. Fotos: Divulgação

Mauá, com aproximadamente 500 mil habitantes, acolhe a nascente do rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do Rio Tietê, e é destaque na Região Metropolitana de São Paulo pelos índices de esgotamento sanitário, com 93% de coleta de esgoto e 86% de tratamento.

Estes números são, em primeiro lugar, reflexo da continuidade dos investimentos de mais de R$ 250 milhões no Sistema Público de Esgotamento Sanitário da cidade, onde são tratados diariamente mais de 59 milhões de litros de esgoto.

A cidade conta com um dos mais modernos sistemas de tratamento de esgoto do Brasil, uma tecnologia canadense que dispensa a utilização de produtos químicos e permite que todo tratamento seja feito de forma biológica, da mesma forma que a natureza faz em seus processos de decomposição.

Uso correto

Mas, para o bom funcionamento dos sistemas de coleta, afastamento e tratamento dos esgotos gerados diariamente nos imóveis da cidade, a concessionária também conta com a participação da população para o uso correto da rede coletora de esgoto.

A rede de esgoto é um equipamento público responsável por coletar, afastar e transportar os efluentes gerados nas residências, escolas, comércios e indústrias por meio de tubulações dimensionadas para tal finalidade até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

É importante ressaltar que apenas esgotos provenientes de banheiros, pias e lavanderias (tanques) devem ser direcionados para essa rede.

A água proveniente de chuvas precisa ser transportada por outra tubulação até a galeria de água pluvial, que tem como função escoar essa água de áreas urbanas e levar até os rios, córregos e demais cursos de água da cidade.

Prática proibida

Sendo assim, com funções e estruturas diferentes, as redes de água de chuva e esgoto não podem ser interligadas.

Essa prática, causada pelo desconhecimento do tema ou ligações clandestinas, é proibida por lei, pois danifica o sistema de afastamento e coleta do esgoto do município.

Quando o esgoto é interligado diretamente nas tubulações de galeria de água pluvial, ele não recebe o devido tratamento, e é levado diretamente aos rios e córregos carregado com toda a matéria orgânica poluidora. Isso resulta em prejuízos ao meio ambiente, causa mau cheiro e proliferação de doenças.

O oposto também gera impactos negativos: quando as tubulações de águas pluviais são ligadas à rede de esgoto, elas diluem o esgoto e aumentam excessivamente o volume coletado, prejudicando a capacidade de tratamento desse efluente e causando o mau funcionamento do sistema de esgoto.

“Cada sistema é preparado para suportar sua própria demanda. A rede de esgoto é dimensionada para transportar uma vazão menor e mais constante (banheiros, lavanderias e cozinhas), e não para os grandes picos de volume, como ocorre durante as chuvas, que costumam ainda carregar pedras, galhos, papel e materiais sólidos em geral para dentro das redes. Além disso, as águas que são escoadas pelas galerias de águas pluviais não recebem qualquer tipo de tratamento, o que resulta em contaminação e poluição direta do meio ambiente quando o esgoto é direcionado para essa tubulação”, completa Bruno Gravatá, responsável pela área operacional da BRK Ambiental em Mauá.

De acordo com a legislação vigente, a ligação da água da chuva com o sistema de esgoto é considerada uma irregularidade.

Para reconhecer cada uma, basta estar atento às suas características.

A drenagem pluvial coleta as águas da chuva por meio das bocas de lobo, que geralmente são retangulares e ficam próximas às calçadas.

As redes de esgoto coletam os volumes domésticos e de estabelecimentos comerciais (banheiros, lavanderias e cozinhas) por meio de conexões que interligam o imóvel ao sistema público.

“Seguir as orientações para a correta conexão do imóvel à rede pública de coleta de esgoto é fundamental para evitar transtornos indesejáveis. Essa é uma medida que ajuda a manter o bom funcionamento da galeria de águas pluviais e do tratamento do esgoto. Afinal, contribuir para a preservação do meio ambiente é um dever de todos nós”, finaliza Bruno.

Atendimento 24h

A BRK Ambiental mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24 horas por dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências.

Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que é realizado rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.

Para estas situações a Concessionária disponibiliza o serviço de atendimento ao Cliente 24 horas pelo telefone 0800 771 0001, por meio da agência virtual Minha BRK (minhabrk.com.br)  ou pelo site www.brkambiental.com.

No horário comercial, também é possível solicitar o atendimento pelo WhatsApp (11 99988-0001).

Em situações com relação ao Sistema Público de Drenagem de Águas Pluviais, as solicitações devem ser feitas à Prefeitura.

Esgoto tratado e esgoto bruto

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu