Há mais de 30 anos, o aposentado José Fernando de Almeida, de 73 anos, já ouvia falar de projetos de saneamento e infraestrutura urbana no córrego Cassaquera e na avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, em Santo André. Após anos de espera, em 2020, a atual gestão da Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) conseguiram tirar as obras do papel para construir o Complexo Viário Cassaquera, que completa no dia 12 de junho um ano de transformações.
“Estas obras são uma das coisas mais importantes que tinham que acontecer. Eu tenho certeza de que vai melhorar as condições de saúde e ambientais, além de valorizar as nossas casas e fomentar o comércio”, comemora Almeida, que reside no bairro Centreville.
“Mais uma grande obra que tiramos do papel e que impacta na vida de milhares de moradores da região. Fruto de planejamento e do maior pacote de investimentos em infraestrutura que a nossa cidade teve nos últimos anos”, afirma o prefeito Paulo Serra.
Além de festejar este um ano de progresso e melhorias com a canalização do córrego Cassaquera, que também envolve a implantação de dispositivos de drenagem, construção de uma nova avenida na Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello e a execução de intervenções para contribuir com a despoluição do curso d’água, o Semasa também celebra o avanço rápido das intervenções: faltam apenas 30% para que tudo seja concluído e entregue à população, o que deve ocorrer até o final deste ano.
A canalização do canal ultrapassou mais de 75% e os profissionais se dedicam hoje em oito frentes de trabalho simultaneamente, o que significa que todas as etapas das obras estão sendo realizadas.
O Semasa também já está executando serviços para concretar a primeira travessia sobre o córrego Cassaquera, localizada próxima à rua Fernando Pessoa, no Parque Marajoara. A estrutura beneficiará principalmente motoristas que queiram retornar para a Luiz Ignácio de Anhaia Mello no sentido da avenida Giovanni Battista Pirelli. A estrutura também servirá para a passagem de pedestres, melhorando a locomoção da população do entorno.
Além desta passagem, será construída mais uma na altura da rua Assis Chateaubriand, no Centreville. As travessias das ruas João Caetano e Fernando Costa serão readequadas por causa das obras.
O investimento para o Complexo Viário Cassaquera é de cerca de R$ 40 milhões e integra as intervenções do Programa Sanear Santo André, que recebe financiamento de US$ 50 milhões pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).