Cadastro para aplicação das doses contra a Covid-19 está disponível no site da Prefeitura; imunização ocorre no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib
A Prefeitura de São Bernardo antecipou o início da imunização contra o Coronavírus dos profissionais da Educação acima de 18 anos para esta quinta-feira (10.06).
Em todo o Estado essa vacinação só começa nesta sexta-feira (11.06).
A aplicação das doses neste público está sendo realizada no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.115, Parque Anchieta), das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Para receber a vacina, além de cadastro e aprovação estadual, por meio do Vacina Já Educação (www.vacinaja.sp.gov.br/educacao), é obrigatório realizar agendamento no site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus).
A nova fase de imunização contempla, acima de tudo, profissionais com idade acima de 18 anos, que atuam direta e cotidianamente nas escolas da Educação Básica públicas (federais, estaduais e municipais) e privadas.
O público-alvo é composto, portanto, por professores, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e faxineiras, secretários de escola, diretores e vice-diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino e cuidadores. São aproximadamente 5 mil pessoas, contempladas neste novo grupo, até 46 anos.
O prefeito Orlando Morando destaca que São Bernardo tem acompanhado os planos nacional e estadual de imunização, aplicando os imunizantes assim que são recebidos. “Nesta quinta-feira (10/06), um novo lote com 7.506 doses de Pfizer foi recebido pelo município e imediatamente já organizamos o processo de cadastramento para dar sequência à vacinação deste público. Este é mais um importante avanço no combate à Covid-19 e para garantir maior segurança nas aulas presenciais, tanto dos pais e alunos, como dos profissionais da área”, comentou.
Total de doses aplicadas
Desde o início da vacinação dos profissionais de Educação, São Bernardo já imunizou 5.144 profissionais da área com mais de 47 anos com ambas as doses.
Até as 15h desta quinta-feira (10/06), cerca de 488 profissionais de Educação acima de 18 anos também já tinham tomado a primeira dose.
Cadastro obrigatório
Conforme o processo estabelecido pelo governo estadual, os profissionais da Educação devem realizar cadastro no site Vacina Já Educação (vacinaja.sp.gov.br/educacao) e aguardar aprovação via e-mail.
Somente após ter sido considerado apto à imunização o profissional poderá realizar o agendamento da vacina pelo site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus). No dia da vacinação, o profissional deve apresentar o comprovante Vacina Já Educação (com QR Code), documento com foto e CPF.
Busca ativa
Além disso, a busca ativa pela população dos grupos prioritários que ainda não tomaram a segunda dose da vacina continua sendo realizada pelas equipes da Atenção Básica, em São Bernardo.
Nesta quinta-feira (10.06), por exemplo, aproximadamente 400 moradores do Jardim União, no Grande Alvarenga, tiveram a oportunidade de receber a vacina contra a Covid-19 na UBS do bairro.
A ação tem por objetivo, da mesma forma, aumentar a cobertura vacinal e diminuir o absenteísmo no reforço da imunização.
Solidariedade
Os cinco postos de vacinação avançados de São Bernardo continuam como pontos de arrecadação de alimentos não perecíveis, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Trata-se do projeto Vacina Contra a Fome, realizado em parceria pelo Governo do Estado e Prefeitura por meio do Fundo de Social de Solidariedade (FSS).
A ação convida as pessoas aptas a se vacinar contra a Covid-19 a, em conclusão, doar um quilo de alimento não perecível.