Neste sábado (05.06), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Santo André realizou plantio simbólico no Parque Central de mudas de duas espécies, cambuci e pau-brasil, ambas de representativa simbologia para a cidade e o País.
A, em primeiro lugar, ação faz parte da programação de atividades do Junho Verde, também conhecido como Mês do Meio Ambiente.
O cambuci, árvore símbolo de Santo André, é produto turístico da cidade, sendo reconhecido o uso tradicional do fruto pelas comunidades locais.
Já o pau-brasil, da mesma forma, é considerado a árvore nacional do País.
“Esse plantio simbólico é uma forma de destacar a importância da consciência ambiental que prezamos na cidade”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.
E disse, acima de tudo: “Santo André tem 62% de seu território em mananciais e áreas verdes.”
Para assinalar, em consequência: “Contamos com duas unidades de conservação, 10 parques em área urbana e 118 quilômetros quadrados de maciço florestal de Mata Atlântica, devolvendo oxigênio para a Região metropolitana, Baixada Santista e Grande São Paulo, além de garantir recursos hídricos”,
Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Santo André já plantou, em suma, 9.350 árvores de diversas espécies.
Entre as ações para chegar a este marco, está o programa Meu Bairro Mais Verde, que planta espécies adequadas às calçadas públicas da cidade.
Junho Verde
A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) prepararam intensa programação de atividades para comemorar o Junho Verde, também conhecido como Mês do Meio Ambiente.
O calendário de ações teve início com a expansão do Moeda Verde e segue durante todo o mês com programação gratuita.