Moradores e comerciantes de Mauá comemoram despoluição do córrego Bocaina

In Canto do Joca On
- Updated
Foto mostra as águas limpas e cristalinas do córrego Bocaina após os trabalhos. Imagens: Divulgação

Importante curso d´água de Mauá, o Bocaina nasce no Jardim Itapark e deságua no Tamanduateí, e está livre do esgoto em seu leito.

A despoluição foi possível após a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em Mauá, realizar investimentos que já ultrapassam R$ 250 milhões para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade.

Os investimentos permitiram, em primeiro lugar, a construção de cinco estações de bombeamento na cidade, a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto e a extensão de mais 614 quilômetros de redes de esgoto.

Além de obras para interligação dessas redes coletoras de todas as sub-bacias que margeiam os principais córregos do município.

Destaque

Atualmente, Mauá se destaca como uma das cidades que mais avançou nos últimos anos, com 86% de tratamento de esgoto, melhor índice da Região Metropolitana de São Paulo.

O porcentual de 93% da coleta do efluente também é, acima de tudo, um índice expressivo na região.

Na região do córrego Bocaina, a concessionária realizou obras de interligação das redes de esgoto ao longo do segundo semestre de 2018.

Foram, portanto, beneficiadas mais de 7 mil famílias, que tiveram as residências conectadas ao sistema de tratamento.

Os moradores e comerciantes da região contam que sofriam com o despejo do esgoto das suas residências e comércios diretamente no curso d´água.

A ação mau cheiro, proliferação de ratos e baratas, desvalorização de seus imóveis e, certamente, riscos de contaminação.

Impacto

“O forte odor impactava, inclusive, no nosso trabalho na loja e ocorria por conta da grande carga de lançamento do esgoto no córrego. Agora, podemos dizer que melhorou significativamente, principalmente em dias de calor. A transparência das águas também é uma melhoria perceptível, hoje é possível ver as pedras no fundo e perceber a recomposição do córrego”, relata Leonardo Lopes Pereira, comerciante da região.

Para Ademir Becchelli, morador e comerciante, a intervenção impacta diretamente na recuperação do Bocaina, com um grande ganho ambiental para a cidade.

“Sou morador da Vila Guarani há mais de 30 anos. Antigamente, eu pescava nesse córrego. É gratificante perceber como a natureza se recuperou rápido após as obras de saneamento”.

A recuperação do córrego impacta diretamente no bem-estar e na saúde da população de Mauá.

“Aproximadamente 59 milhões de litros de esgoto são tratados por dia na cidade”, afirma Rodrigo Dias, diretor de operações da BRK Ambiental.

E prossegue: “A nascente do Rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do Rio Tietê, no Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia, foi uma das principais beneficiadas com a retirada do esgoto anteriormente nela lançado”.

Para, portanto, destacar: “A BRK Ambiental se orgulha, em participar dessa transformação nos cursos d´água da cidade.”

“Além dos bairros Vila Bocaina, Parque Boa Esperança e Vila Guarani, por onde percorre o córrego Bocaina, os avanços da ampliação do sistema de esgoto em Mauá também podem ser observados nos córregos Água Espraiada, Taboão e Itrapõa, que cortam os bairros Jardim Adelina, Jardim Itapeva, Jardim Camila, Jardim Primavera, Jardim Luzitano e Vila João Ramalho, no Parque São Vicente”, diz, em conclusão, Dias.

You may also read!

 Prefeitura de São Caetano agrega informações históricas em placas de ruas por meio de QR Codes

Muitos moradores de São Caetano devem conhecer a Rua Henrique Dias, pacata via residencial situada no Bairro Fundação, a

Read More...

Entidades sociais de São Bernardo recebem 1 tonelada de hortifrútis do Banco de Alimentos Municipal

A partir de doações feitas pelo Programa de Aquisição Alimentar, Prefeitura reforça, em primeiro lugar, distribuição de mantimentos com

Read More...

PAC Periferia Viva, do Governo Federal e Prefeitura de Mauá, para mudar a vida no Chafick-Macuco, no Zaíra

A localidade reúne, em primeiro lugar, cerca de três mil famílias e é a quarta maior favela do estado

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu