Chefe do Executivo visitou nesta terça-feira (18.05) o BRT Sorocaba, modal similar ao que será instalado em São Bernardo
Um sistema de transporte coletivo com infraestrutura moderna, rápido, seguro e com uso da tecnologia a favor da população.
Essas foram, em primeiro lugar, as avaliações do prefeito Orlando Morando ao conhecer a operação do sistema rápido de ônibus de Sorocaba.
O modal, em suma, é o mesmo que será implantado em São Bernardo com a construção do BRT ABCD.
O sistema ligará o município até a Capital, num trajeto de 40 minutos, na modalidade expressa.
Em visita à cidade do Interior, o chefe do Executivo conheceu de perto o modal que deverá estar em operação em São Bernardo a partir de dezembro de 2022.
Sistema diferente
“Aqui em Sorocaba pudemos conferir um sistema de transporte diferente. Não é nem o transporte coletivo convencional, nem o trólebus. Pelo contrário. O BRT é um modal ágil e eficiente com estações de embarque exclusivas, ônibus elétricos, tecnologia à disposição dos passageiros e o mais importante: com garantia de que os usuários passarão menos tempo no ônibus e terão mais velocidade no seu trajeto”.
Ao longo do dia, o prefeito percorreu o sistema de ônibus rápido do município que dispõe de corredores exclusivos para circulação dos veículos.
Além disso, as estações do modal também foram visitadas pelo chefe do Executivo, que destacou o conforto e acessibilidade dos ambientes.
“No BRT ABC contaremos com modelo similar, porém, com alguns avanços”, assinalou.
No sistema da região todas as estações serão climatizadas, além de contar com portas automáticas e segurança interna e externa através de câmeras”, ponderou.
Morando visitou também a Central de Controle Operacional, onde toda a operação do BRT é controlada remotamente.
Desde o monitoramento em tempo real das câmeras instaladas em estações da cidade até a atualização da localização dos coletivos.
A mesma tecnologia, portanto, será incorporada ao sistema do ABC.
Bilhetagem
Outra tecnologia que será incorporada ao BRT ABC será o pagamento de forma digital. Assim como em Sorocaba, o sistema de São Bernardo irá oferecer a possibilidade de passageiros efetuarem o pagamento através de QR Code ou pelo aplicativo de celular, facilitando o embarque de usuários.
A visita ao BRT Sorocaba contou com a presença da deputada estadual, Carla Morando, do secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, Delson José Amador, do diretor presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Bernardo, Ademir Silvestre, e de comitiva composta por representantes da empresa responsável pela operação do sistema na cidade do Interior e da prefeitura de Sorocaba.
Antes de conhecer o sistema BRT, Morando se reuniu também com o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, onde teve a oportunidade de compartilhar experiências sobre o projeto de mobilidade ao lado da deputada estadual, Carla Morando.
BRT ABC
Anunciado pelo Estado, o BRT ABC prevê 18 quilômetros de via expressa, com 20 paradas, três terminais e uma frota de 82 ônibus elétricos articulados (23 metros).
Terá, acima de tudo, ar-condicionado, serão acessíveis, silenciosos e não poluentes.
A expectativa, portanto, é a de que o BRT transporte 115 mil passageiros por dia.
São Bernardo contará com oito estações: Metrópole, Aldino Pinotti, Abrahão Ribeiro, Senador Vergueiro, Winston Churchil, Vila Vivaldi, Afonsina e Rudge Ramos, além do Terminal São Bernardo (Centro).
Todas, em conclusão, com acessibilidade e implantadas em vias de grande fluxo de passageiros.