A Prefeitura de São Caetano do Sul realizará neste mês, em primeiro lugar, uma série de atividades de orientação, cuidado e prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero, em alusão ao Outubro Rosa.
Unidades das redes de Atenção Básica, Especializada e Hospitalar estão, acima de tudo, mobilizadas na campanha.
O destaque, portanto, é o Mutirão de Mamografia em livre demanda, sem necessidade de agendamento ou encaminhamento médico.
O serviço será destinado, por exemplo, a moradoras de São Caetano a partir de 40 anos, que não realizaram o exame nos últimos 12 meses e que estejam com o cadastro de Saúde ativo.
O Mutirão será em 19, 22, 23, 26, 29 e 30 de outubro, no Complexo Hospitalar de Clínicas (entrada pela Rua São Paulo, 1.840, Bairro Olímpico), sempre das 7h às 17h.
A capacidade de atendimento, além disso, é de 80 exames por dia.
Moradoras que não utilizam os serviços de Saúde da rede municipal há mais de dois anos devem comparecer ao Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro) com RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência para atualização cadastral.
Outras ações
Em 07.10, às 14h, no Cuidar
A ação contará, além disso, com espaços preparados para registros fotográficos, incluindo um painel com a figura de uma mulher e outro com temática de borboletas.
Também serão realizadas, da mesma forma, atividades voltadas ao bem-estar, autocuidado e beleza, além de orientações sobre o autoexame das mamas.
07.10, das 8h às 16h30, na UBS Angelo Antenor Zambom
Evento multiprofissional com atividades voltadas ao cuidado, prevenção e bem-estar, incluindo massagem relaxante, yoga, auriculoterapia, spa dos pés, massagem facial e atendimentos individualizados.
09.10, das 8h às 16h, no Centro Policlínico Gentil Rstom
Ação de livre demanda para mulheres de 25 a 64 anos voltada, portanto, à prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Inclui coleta de Papanicolau e realização de testes rápidos, sem necessidade de agendamento.
14.10, das 9h às 13, no Caism
Atividades de autocuidado, beleza e valorização das pacientes, com micropigmentação paramédica de aréola, oficina de autocuidado, esmaltação e ensaio fotográfico.
15.10, às 9h, no salão da Igreja São Francisco de Assis (ação da UBS Amélia Locatelli)
Conscientização sobre a saúde da mulher, o acesso aos exames e o autocuidado, com palestra sobre autoexame, critérios para realização de mamografia e exames relacionados à saúde da mulher, aula de yoga e solicitação de exames de prevenção.
17.10, das 9h às 17h, no Espaço Verde Chico Mendes
Vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 19 anos contra o HPV.
20.10, às 9h, no Centro de Oncologia
Coffee e Oficina da Beleza para o acolhimento e bem-estar dos pacientes.
21.10, das 7h às 11h e das 13 às 15h, no Centro de Especialidades Médicas do Bairro Fundação
Palestra sobre a importância dos exames preventivos e do acompanhamento da saúde da mulher, além de orientações sobre prevenção, rastreamento e cuidados com a saúde. Inclui aferição de pressão arterial, glicemia capilar, medição de peso e altura com cálculo do IMC, solicitação de exames de rotina da saúde da mulher, emissão de guias para mamografia e coleta de Papanicolau em livre demanda.
22.10, das 9h às 12h, na UBS Santo Antônio
Prevenção e detecção precoce do câncer de mama, autocuidado, exames recomendados e hábitos saudáveis. Inclui palestras, atividades de promoção à saúde, Papanicolau em livre demanda, teste rápido, cuidados com a pele, oficina de automaquiagem e auriculoterapia.
26.10, na UBS Maria Corbeta Segato
Papanicolau e teste rápido em demanda espontânea, além de auriculoterapia.
A programação também inclui, da mesma forma, palestra e ação de beleza.
Data a definir, no Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin e na UPA Julio Marcucci Sobrinho
Palestra aos colaboradores, ministrada pela equipe do Caism, com temas relacionados ao cuidado e à prevenção.
Caminhada
Além das ações promovidas pela Secretaria de Saúde, será realizada, da mesma forma, a Caminhada Outubro Rosa, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade.
Será em 18 de outubro, a partir das 8h, com saída do ParkShopping São Caetano e chegada, por exemplo, no Espaço Verde Chico Mendes.
Mais informações sobre o evento, em conclusão, serão divulgadas em breve.
