Braskem forma 30 moradores de Mauá na 5ª edição do Costura Criativa  

In ABCD On
- Updated
Divulgação/Braskem

Iniciativa promove capacitação profissional, geração de renda e economia circular a partir do reaproveitamento de uniformes desativados da companhia  

A Braskem realizou, na sexta-feira (18.09), a formatura da quinta edição do Costura Criativa, projeto desenvolvido em parceria com o SENAI Santo André e a Prefeitura de Mauá para promover capacitação profissional e ampliar as oportunidades de geração de trabalho e renda para moradores das comunidades vizinhas ao Polo do ABCD.

Ao todo, 30 pessoas concluíram o curso e receberam os certificados. 

A cerimônia reuniu representantes da Braskem, do SENAI Santo André e do Poder Público de Mauá, além de integrantes do Conselho Comunitário Consultivo (CCC).

O encontro marcou o encerramento de mais um ciclo de formação e celebrou a trajetória dos participantes durante o curso. 

Com 160 horas de duração, a capacitação ofereceu formação prática em técnicas de costura, incluindo passagem de linha e colocação de bobina, regulagem de ponto e tensão, costura reta, curvas, cantos e retrocesso, além de técnicas de patchwork, composição e encaixe de retalhos de tecidos, montagem e acabamento. 

Um dos diferenciais da iniciativa é a utilização de uniformes desativados da Braskem como principal matéria-prima para os exercícios realizados ao longo da capacitação. Os materiais, que já cumpriram sua função original, são reaproveitados na criação de novas peças, aproximando a qualificação profissional dos conceitos de economia circular. 

“Participar do Costura Criativa foi uma experiência muito importante para mim. Além de aprender novas técnicas de costura, pude desenvolver uma habilidade que pode abrir novas possibilidades de trabalho e renda. Foi muito especial concluir essa formação e perceber tudo o que conseguimos aprender e produzir ao longo do curso”, conta Maria Aparecida da Silva, formanda da quinta edição do projeto. 

“A conclusão de mais uma turma do Costura Criativa representa a oportunidade de transformar conhecimento em novas possibilidades para os participantes. O projeto também mostra, na prática, como podemos conectar desenvolvimento local e economia circular, dando uma nova finalidade a materiais que já cumpriram seu ciclo de uso”, afirma Alexandra Gioso, Gerente de Relações Institucionais da Braskem no Sudeste. 

Realizado de forma gratuita, o Costura Criativa faz parte das iniciativas da Braskem voltadas ao relacionamento e desenvolvimento das comunidades do entorno do Polo do ABC. A parceria com o SENAI Santo André possibilita a oferta de formação profissional, enquanto a atuação conjunta com a Prefeitura de Mauá contribui para ampliar o acesso dos moradores a oportunidades de qualificação. 

Ao chegar à quinta edição, o projeto reforça a proposta de unir educação profissional, geração de renda e economia circular, utilizando a qualificação como instrumento para ampliar perspectivas profissionais e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região. 

You may also read!

Feira Literária de Ribeirão Pires (FLIRP) amplia espaço para diferentes vozes e linguagens da literatura

Programação reúne, em primeiro lugar, mais de 100 convidados e valoriza diferentes linguagens, autores e experiências na formação de

Read More...

Festival Sem Barreiras destaca teatro com apresentação de “Clara Cor de um Silêncio Azul” neste sábado em Ribeirão Pires

Programação reúne, acima de tudo, teatro, música e atividades inclusivas neste sábado (26.09) no Parque Oriental O 2º Festival Sem

Read More...

Gilvan põe Santo André à disposição da FPF para sediar a Copinha 2027

Prefeito visita a FPF com a diretoria do EC Santo André e representantes da Tatemono, que negocia a aquisição

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu