Comemoração será, em primeiro lugar, nesta quarta-feira (16.09), com monitoria ambiental, palestras e captura de fotos para contemplar o espaço
Primeiro borboletário criado na Região Metropolitana de São Paulo, em 2005, o Borboletário Conservacionista Laerte Brittes de Oliveira, em Diadema, completa, acima de tudo, 21 anos na quarta-feira (16).
Para marcar a data, a Secretaria de Meio Ambiente realizará, portanto, atividades de educação ambiental, com monitoria pelo Jardim Botânico, palestras e o “Clic Borboleta”, com captura de fotos para contemplar o espaço.
Desde a abertura, o Borboletário recebeu, em suma, mais de 150 mil visitantes gratuitamente, mediante agendamento.
O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, destacou, além disso, a importância do espaço para a preservação ambiental e para a educação da população.
“O Borboletário é um patrimônio ambiental de Diadema e um importante espaço de educação e conscientização. Ao longo de 21 anos, milhares de pessoas puderam conhecer de perto a importância das borboletas e de outros polinizadores para o equilíbrio do meio ambiente. Nosso compromisso é preservar esse espaço e ampliar as ações que aproximem a população da natureza”, afirmou, em resumo.
O secretário de Meio Ambiente de Diadema, Ricardo Sousa, destacou, da mesma forma, o pioneirismo do espaço municipal.
“Nesses 21 anos, o Borboletário Conservacionista Laerte Brittes de Oliveira ganhou destaque como ferramenta pedagógica e ecológica de alto impacto, utilizando a fascinante biologia das borboletas para conectar o público à relevância dos insetos polinizadores”, disse, em suma.
O secretário também lembrou que o Borboletário de Diadema contribuiu tecnicamente para a formação de outros dois importantes espaços do gênero, o Catavento e o Borboletário de Osasco, mantendo-se entre os mais visitados do Estado e oferecendo atendimento inteiramente gratuito ao público.
Viveiro com 300 espécies
No viveiro de borboletas, com cerca de 190 m², existem atualmente aproximadamente 300 insetos adultos de três espécies: borboleta-olho-de-coruja (Caligo illioneus), borboleta-da-couve (Ascia monuste) e borboleta-do-manacá (Methona themisto). Os ovos, as lagartas e as pupas ficam na casa de criação, ao lado do viveiro.
O espaço passou por reforma e foi entregue revitalizado em junho de 2025, com renovação das coberturas, modernização dos recintos e readequação das trilhas ecológicas.
Programação
O evento principal em comemoração ao aniversário do Borboletário será realizado no dia 16 de setembro, às 9h30, com monitoria ambiental pelo espaço e o “Clic Borboleta”, atividade de captura de imagens pelo parque para contemplar elementos naturais, que serão utilizados na construção de um painel e em uma futura exposição. A realização da monitoria estará condicionada às condições climáticas do dia.
O evento terá duas palestras. A primeira abordará o tema “Além de asas e grades: o futuro dos borboletários e zoológicos na conservação da biodiversidade” e será ministrada pelo médico-veterinário da Secretaria de Meio Ambiente, Augusto Tavares.
A segunda palestra tratará da identificação da fauna de borboletas presente no Jardim Botânico e de seu papel na natureza. A atividade será conduzida pela estagiária de Ciências Biológicas Paula Venturi.
No dia 17 (quinta-feira), às 11h, haverá uma palestra sobre a importância dos borboletários para a preservação e a reserva genética da fauna, destinada a alunos do campus Diadema da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Já no dia 22 (terça-feira), será realizado um evento com alunos de uma escola municipal para o plantio de flores e árvores, em comemoração ao Dia da Árvore e ao início da primavera.
Novidade
Em breve, o Jardim Botânico de Diadema contará com um orquidário.
A nova estufa abrigará espécies de orquídeas para cultivo e apreciação.
O espaço será viabilizado por meio de compensação ambiental.
Homenagem
O nome completo do principal ponto de ecoturismo da cidade é Borboletário Conservacionista Laerte Brittes de Oliveira.
Trata-se de homenagem póstuma ao servidor público municipal e primeiro coordenador do Programa Municipal de Educação e Saneamento Ambiental (Proesa), precursor da atual Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.
Agendamento
As visitas são gratuitas e ocorrem às terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h, mediante agendamento pelo e-mail educ.ambiental@diadema.sp.gov.br.
Aniversário de 21 anos do Borboletário de Diadema
Data: 16 de setembro, às 9h30
Endereço: Rua Ipitá, 193 – Jardim Inamar
Agendamento de visitas: educ.ambiental@diadema.sp.gov.br
Programação
- Recepção
- Palestra: “Além de asas e grades: o futuro dos borboletários e zoológicos na conservação da biodiversidade”
- Retrospectiva do Borboletário (2005 a 2026)
- Palestra: “Lepidópteras como bioindicadoras de qualidade do ambiente na Secretaria de Meio Ambiente de Diadema”
- Monitoria ambiental, condicionada às condições climáticas do dia
- “Clic Borboleta”, com captura de fotos pelo parque
